ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Melitta registra crescimento de 5,4% no ano de seu centenário

PAULO HENRIQUE LEME

EM 25/06/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
O Grupo Melitta registrou crescimento de 5,4% no ano de seu centenário. As vendas, usando-se a mesma base de comparação, cresceram de € 1,16 bilhão para € 1,23 bilhão. O aumento foi resultado do crescimento significativo do volume na maioria dos negócios e da expansão dos negócios internacionais. A receita despendida com infra-estrutura (€37 milhões no ano anterior) foi voltada, principalmente, à expansão da capacidade de produção das instalações européias do Grupo e aos projetos de TI, implantados para aprimorar os processos internos. Como resultado da instalação de uma nova fábrica na China e uma nova organização departamental nos EUA, o quadro de funcionários aumentou de 3.188 para 3.385.

Houve uma desaceleração significativa do crescimento econômico mundial no decorrer do ano passado. Os preços das matérias primas flutuaram fortemente no período. Enquanto os preços do grão verde de café e da celulose aumentaram fortemente até o outono de 2008, a tendência se reverteu nos demais meses. O preço anual médio do grão verde de café subiu 14% em 2008 e o preço da celulose aumentou 8%, enquanto o preço do alumínio caiu 6%. O aumento dos preços das matérias primas e da energia levaram a uma queda inicial da demanda. A incerteza em relação à expansão da crise causou uma clara deterioração do clima econômico.

Felizmente, isso não trouxe impactos significativos nos mercados onde a Melitta atua. Em mercados altamente competitivos, praticamente todos os negócios estratégicos cresceram. "De modo geral, estamos satisfeitos com o progresso da empresa", afirmou Stephan Bentz, sócio-diretor da Melitta.

Com sua ampla gama de produtos voltados ao prazer de tomar café, incluindo cafeteiras, filtros de papel e produtos tendo como base o café - a divisão de "Coffee Enjoyment" vendidos sob a marca Melitta obteve grande sucesso. A divisão de café da Alemanha, por exemplo, registrou aumento no faturamento. A marca Melitta® registrou um forte crescimento de vendas, tanto dos produtos de café torrado e moído como nos grãos para cafeteiras elétricas e "Pads" para máquinas automáticas. As subsidiárias do grupo na América do Norte e no Brasil também mantiveram o crescimento que tiveram nos últimos anos.

Cafeterias elétricas com filtros e máquinas automáticas para uso doméstico mantiveram o bom desempenho de vendas, com taxas de crescimento de dois dígitos em algumas áreas. A divisão de máquinas comerciais de café obteve um aumento significativo das vendas, devido, em parte, a alguns pedidos internacionais gerados pelo setor alimentício.

Previsões para 2009

A crise financeira e econômica atual influenciará o crescimento do Grupo Melitta em 2009. No entanto, ainda é cedo para prever o nível e a duração da redução do consumo.

O grupo Melitta espera obter um crescimento modesto nas principais categorias de produtos no atual ano fiscal. "Acreditamos ser realista prever um crescimento de vendas na ordem de 1% a 2%", afirmou o Dr. Stephan Bentz. O lançamento de produtos que reflitam a crescente preocupação dos consumidores com a sustentabilidade deve atrair o interesse dos mercados internacionais do Grupo. Inovações nas divisões estratégicas "Coffee Enjoyment" e "Convenient Cleaning" oferecerão novas oportunidades de vendas.

Sobre a Melitta

A Melitta é uma multinacional alemã que nasceu em 1908, em Dresden, pelas mãos da senhora Melitta Bentz, criadora do primeiro filtro de papel para coar café. Está presente em 60 países e há 40 anos no Brasil, a empresa trouxe para o País todo o seu portfólio, revolucionando o jeito brasileiro de fazer café. No ano de 2008, a subsidiária brasileira cresceu 12% e faturou R$ 598 milhões, mantendo a posição do 2º maior mercado para o Grupo Melitta em todo o mundo.

As informações são da Melitta, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures