ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Melitta planeja crescer até 5% no Brasil em 2009

PAULO HENRIQUE LEME

EM 17/09/2009

3 MIN DE LEITURA

0
0
A Melitta do Brasil pretende ampliar de 4% a 5% o faturamento em 2009 e chegar a um patamar de R$ 630 milhões. A estratégia para atingir a meta, de acordo com o presidente empresa, Bernardo Wolfson, deverá envolver não apenas o crescimento orgânico da companhia como também o desenvolvimento de produtos específicos para as diversas regiões do país.

"A Melitta sempre está aberta a novas aquisições, mas uma estratégia seria o desenvolvimento de produtos que atendam os paladares locais." De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), a Melitta é atualmente a quarta maior indústria do setor no País.

Este ano, a companhia decidiu ampliar a presença em Minas, considerado o segundo maior mercado consumidor de café no Brasil. Em abril deste ano foi lançado um novo produto, a partir de utilização da marca Bom Jesus. A nova linha foi desenvolvida com blend especial para atender ao paladar do consumidor mineiro. Apenas com a divulgação e marketing do novo produto, a companhia pretende investir R$ 1 milhão até abril de 2010. O total de investimentos previstos para este ano é de R$ 31 milhões.

A marca gaúcha Bom Jesus foi incorporada à Melitta em 2006 e atualmente é líder nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Desde que assumiu a presidência da companhia no Brasil, há quase seis anos, Wolfson traçou como meta a expansão da marca Melitta para outras regiões do País e a duplicação do faturamento em relação a 2002, quando o montante era de R$ 200 milhões. Em 2008, o faturamento da companhia cresceu pelo sexto ano consecutivo e saltou para R$ 598 milhões (incremento de 12% em relação a 2007).

A divisão de cafés foi responsável por cerca de 65% deste total e a de filtros, por aproximadamente 30%. No ano passado, a empresa lançou novas linhas de produtos. A primeira, denominada Sabor da Fazenda, em São Paulo e Paraná; a segunda, Regiões Brasileiras, com produto oriundo de três conceituadas regiões produtoras do País (Mogiana, Sul de Minas e Cerrado Mineiro).

Nos últimos anos, o movimento de consolidação na indústria de café vem sendo bastante agressivo. A americana Sara Lee, atual líder no mercado, adquiriu cinco importantes marcas, como a Pilão, Café do Ponto, União, Caboclo e Seleto. No ano passado, foi anunciada a compra da torrefadora Café Moka, de Osasco (SP).

Atualmente, a companhia investe na disputa do mercado do Norte e Nordeste, depois de um acordo comercial com o grupo Maratá, de Sergipe, terceira maior torrefadora de café do Brasil, de acordo com a Abic. Já a Santa Clara, sediada no Ceará e segunda no ranking da Abic, é dona da marcas Pimpinella, no Rio de Janeiro, Santa Clara, no Nordeste, Kimimo e Três Corações, em Minas Gerais. O grupo detém a liderança no Nordeste do País e este ano anunciou a aquisição da Café Letícia, de Montes Claros, no Norte de Minas, para reforçar posição em outras regiões do Estado.

Wolfson destaca que, nos últimos anos, a partir da estabilidade econômica e do aumento do poder de compra, o foco na qualidade tem sido preponderante entre as empresas. No ano passado, apesar do agravamento da crise financeira mundial, o consumo do produto não diminuiu. De acordo com a Abic, o consumo de café cresceu 3,5% no ano passado, para 17,7 milhões de sacas, e deverá ter um novo incremento em 2009, de 3%, para um patamar de 18,2 milhões de sacas. "O Brasil é o primeiro produtor e o primeiro exportador de café, além de ser o segundo maior consumidor mundial. Com qualidade e inovação, se tornará o primeiro consumidor de café no mundo", aponta Wolfson.

As informações são do Jornal do Commercio Brasil-RJ, resumidas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures