ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

McDonald's deverá abrir McCafé no México

PAULO HENRIQUE LEME

EM 20/08/2007

1 MIN DE LEITURA

0
0
O McDonald's deverá em breve abrir seu formato McCafé no México. A partir de setembro, a empresa buscará explorar um mercado onde a Starbucks Coffee vem crescendo a ritmos de mais de 20% anuais, em média, e hoje já conta com mais de 140 estabelecimentos.

O crescente consumo do grão no México animou os executivos em Oak Brook, Illinois, a levar seu formato de cafeterias ao país, após obter êxito com mais de mil estabelecimentos em 34 países. Outro fator que animou os diretores do McDonald's é o fato de que o mercado da América Latina significou para a empresa um crescimento de 25% nas vendas, cujo faturamento passou de US$ 359 milhões em 2005 para quase US$ 1,65 bilhão no ano passado.

A empresa chegará a competir com a também norte-americana Starbucks Coffee, mas também, com outras firmas, como Italian Coffee, Café Punta del Cielo, Coffee Station, The Coffee Factory, Coffee House, Café Emir, La Selva Café e Café Caffé.

Mesmo que a concentração da Starbucks no centro do país deixe aberta a porta para que os outros competidores explorem o mercado de café em cidades médias do interior, a estratégia do McDonald's no México ainda não está definida.

No caso dos EUA, o McCafé tem um conceito que aposta em satisfazer a clientes adultos, sobretudo aqueles que trabalham em áreas corporativas ao invés de ser o denominado "terceiro espaço" (lugar para conviver além da casa ou escritório). No México, o mercado de café é pequeno. Há muito espaço para crescer. Dados da Banamex mostram que o consumo per capita de café no México passou de 700 gramas em 2004 para 1,1 quilos em 2005; longe do consumo em países como Brasil (4,5 quilos) e Estados Unidos (4,3 quilos), segundo dados da Organização Mundial do Comércio (OMC) no final de 2004.

A chegada do McDonald's neste nicho de mercado estimulará a competição. Estima-se que a empresa Alsea, que controla a Starbucks no México, teria cerca de 407 lojas em operação até 2011. As informações são do El Universal.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures