ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mapa e Sebrae incentivam indicação geográfica

PAULO HENRIQUE LEME

EM 01/03/2007

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estão fechando parceria para divulgar junto aos agricultores a importância da indicação geográfica para valorização de seus produtos. Para isso, o Mapa vai enviar às Superintendências Federais de Agricultura nos estados exemplares da publicação do Sebrae "Valorização de Produtos com Diferencial de Qualidade e Identidade: Indicações Geográficas e Certificação para Competitividade nos Negócios".

O trabalho, de 271 páginas, tem um capítulo dedicado ao agronegócio - Indicações Geográficas como Instrumento de Política de Valorização de Produtos Agropecuários: O Papel do Mapa" - no qual a coordenadora de Incentivo à Indicação Geográfica do Mapa, Bivanilda Tapias, faz um relato das ações do ministério relativas ao assunto.

A primeira edição da publicação distribuiu 2 mil exemplares e no site do Sebrae (www.sebrae.com) foram feitos, até o momento, mais de 10 mil downloads gratuitos.

Tendo como uma das diretrizes estratégicas ampliar o acesso dos pequenos negócios ao mercado, o Sebrae incentiva a adoção de mecanismos que confiram qualidade aos produtos.

No que se refere ao agronegócio, destacam-se atualmente o vinho do Vale dos Vinhedos produzido no Rio Grande do Sul e o café da Região do Cerrado de Minas Gerais, que já possuem Indicação de Procedência. O mesmo processo foi iniciado com a cachaça de Paraty. Com o reconhecimento, só poderá ter o nome Paraty a cachaça produzida naquele município, a exemplo do que já acontece com a champagnhe produzida na França.

O Mapa está realizando um diagnóstico nacional para identificar produtos agropecuários que apresentem potencial de proteção e de reconhecimento de indicação geográfica junto INPI, seja para Denominação de Origem ou Indicação de Procedência.

Além do Mapa acompanhar os produtos selecionados no diagnóstico até sua entrada no pedido de registro junto ao INPI, existe a formalização de convênios com entidades representativas dos produtores rurais, o que possibilitará que a região e o produto atinjam mais facilmente os padrões de qualidade e requisitos de proteção.

As informações são da assessoria de imprensa do Mapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures