ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Juan Valdez venderá café em sachês

PAULO HENRIQUE LEME

EM 12/02/2007

1 MIN DE LEITURA

1
0
Dentro de sua estratégia de impulsionar programas de valor agregado, a Promotora de Café da Colômbia (Procafecol) começa a desenvolver no país o negócio de pods. O pod é um termo usado para um sachê de café moído de apresentação individual, que contém a quantidade exata para preparar uma xícara de café.

Este produto tem suas particularidades: as condições da embalagem permitem sua conservação por nove meses e sua preparação requer uma máquina especial.

Apesar dos pods serem novos no mercado colombiano, que começa a experimentá-los nas lojas Juan Valdez com as diferentes variedades de café, a empresa já tem experiência na exportação aos Estados Unidos, onde é uma forma de consumo mais comum.

Graças à formação da empresa Pod Col Coffee dentro do holding de valor agregado que é a Procafecol, esta linha é produzida em uma planta em Bogotá. Inclusive, é comercializada nos EUA nas lojas Juan Valdez desse país.

No ano passado, a Pod Col Coffee melhorou as vendas internacionais sob o projeto de marcas privadas, exportando 2,7 mil toneladas de café torrado em apresentação de pods, segundo um recente balanço de operações da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia.

Segundo a coordenadora de qualidade e desenvolvimento da Procafecol, Eva Celeita, o mercado objetivo para a Colômbia concentra-se nas cafeterias e no mercado instituicional, mas, à medida que o cliente se identifica com o conceito, começarão a ser comercializadas máquinas para que os pods possam estar nos supermercados. A idéia é oferecer o produto nas lojas Juan Valdez para ser preparado diretamente, o que permitirá que o consumidor escolha o tipo de café.

Nos dois primeiros meses que o produto está sendo vendido na Colômbia, já foram comercializadas 150 mil unidades. A expectativa é que o produto chegue aos locais que têm a cadeia no exterior.

Celeita estimou que até o final do ano, poderá ser oferecida ao público colombiano a máquina especial para preparar pods, com o que poderá fortalecer ainda mais esse novo segmento de mercado.

Para desenvolver o projeto, a Procafecol planeja a criação de um Clube Juan Valdez, para a venda de cafeteiras e pods, pela internet, e que permitirá que os clientes recebam periodicamente em suas casas as caixas de pods solicitadas.

A reportagem é do site Portafolio.com.co.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALEXX NOGA

SOLEMAR - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 07/08/2007

Fico muito contente ao ler uma matéria que da ênfase ao mercado de sachês no mundo inteiro, mas ao mesmo tempo fico triste por ver tão poucas matérias sobre o nosso mercado, pois hoje temos grandes produtores e grandes marcas atuando neste mercado tão promissor.

O mercado de sachês é ativo no Brasil desde meados de 1992. Nesta época existiam pouquíssimas marcas no Brasil. Nenhuma nacional. Todos os produtos eram importados dos Estados Unidos ou da Itália.

O volume de comercialização era extremamente baixo e máquinas para extração de café espresso em sachê eram raras. O baixo número de máquinas que existia no mercado era devido às importações feitas por poucas empresas, ou trazidas pelos próprios consumidores em suas viagens ao exterior.

A partir de 1995 o mercado começou a ter um crescimento maior, pois novas empresas entraram no mercado com produtos importados e já com algum volume de produto nacional, mas este ainda de qualidade duvidosa. De 1995 a 2000 estima-se que o Brasil tenha consumido um volume médio de 12,6 milhões de sachês neste período.

Nos dias de hoje o produto é muito mais conhecido no mercado brasileiro e de extrema qualidade, mas ainda temos um problema no volume de vendas, devido à falta de máquinas de extração a um preço que esteja de acordo com a nossa economia. As máquinas importadas, comercializadas no Brasil tem valores que começam em R$ 400,00 e que podem tranquilamente chegar à casa dos R$ 3.000,00, porém as máquinas na faixa de R$ 400,00 são de qualidade duvidosa e muitas vezes não atinge a expectativa proposta pelo fabricante, apresentando um produto final de má qualidade.

Já as máquinas vendidas na faixa de R$ 1.200,00 tem uma tecnologia empregada que permite a extração de um verdadeiro café espresso. Independente desta situação houve um grande esforço de vendas por parte de todas as empresas e com isso estima-se que hoje o mercado brasileiro esteja consumindo uma média de 19 milhões de sachês por ano, sem considerarmos as vendas das poucas marcas que ainda são importadas.

São 19 milhões de sachês por ano contra 12,6 milhões no período de 1995 a 2000, mas infelizmente ainda pertence a apenas duas classes: a média-alta e a alta. O produto já é encontrado nas gôndolas de alguns supermercados, hipermercados, empórios etc, porém a quantidade vendida ainda é insignificante, pois a maioria dos consumidores não sabe o que é ou como utilizá-los. O que falta ao Brasil é a ação direta ao consumidor, para que este aprenda mais sobre o produto.

Alex Noga
Diretor Comercial
MODELLI

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures