ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Indústria vê alternativas para elevar consumo de café

PAULO HENRIQUE LEME

EM 01/12/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
Você já tomou um cafezinho hoje? Muito provavelmente, sim. Esse, por mais incrível que pareça, é o grande problema da indústria de café: a bebida já é tomada por 97% brasileiros, segundo pesquisa da TNS Interscience, o que indica que não há muito espaço para expandir o público consumidor.

Na semana passada, cerca de 550 executivos vestidos de bermudas e tênis estavam reunidos em Porto de Galinhas, no litoral pernambucano, para tentar encontrar novas formas de aumentar o consumo de café no Brasil. Por uma hora, representantes das principais indústrias do país sentaram-se lado a lado, como se nem concorrentes fossem, para pensar em novas bebidas e alimentos feitos à base de café.

De lá, saíram sugestões como café com leite gelado vendido em garrafinhas de iogurte, café terapêutico, energéticos naturais, enlatados revigorantes para depois da balada, café com soja ou refrigerante e até controversos produtos voltados para as crianças. E por que não cerveja com café? A combinação já foi lançada pela cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto/SP, com grãos da região de Alta Mogiana, no interior paulista.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) apontam que neste ano o consumo interno deve ser de 18 milhões de sacas, um crescimento de cerca de 4% em relação a 2007. Porém, algumas pesquisas já apontam que a compra residencial está estável. No Brasil, maior produtor e exportador mundial de café, cada pessoa consome 4,5 quilos por ano, menos da metade da média européia, segundo informações da Abic. "Esse é um mercado que precisa de inovação para conseguir crescer", afirmou Ivani Rossi, da consultoria TNS Interscience.

Em busca do aumento do consumo per capita, a Café Iguaçu lançará em dezembro um pó para milk-shake de café. "É o primeiro produto de uma linha completa para o verão que começaremos vender, de bebidas geladas", disse Edivaldo Barrancas, diretor comercial da Iguaçu. Para o inverno, a companhia fabricou cafés em pó com sabores. Segundo Barrancas, a venda de cafés especiais tem crescido cerca de 20% ao ano, já representando 10% do faturamento do grupo.

A alemã Melitta começou a vender no sul do país cafés valorizando três diferentes regiões produtoras: Mogiana paulista, Sul de Minas e Cerrado mineiro. "É uma forma de agradar os diferentes paladares e mostrar novas formas de tomar cafés. Certamente temos de aumentar o portfólio", afirmou Bernardo Wolfson, presidente da Melitta. Em breve, os produtos serão distribuídos em todo o Brasil, país que possui o maior número de produtos com a marca no mundo inteiro.

Para o público infantil, ainda não há produtos. Os industriais, porém, querem introduzir a bebida na merenda escolar. "Ele dá o ânimo necessário aos estudos", afirmou Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Abic, que vai tentar convencer pais e médicos a aceitar o argumento. "Ganhar a criança significa formar um consumidor pela vida toda."

É entre a população de até 15 anos que está o menor consumo de café no Brasil, que tem como principal concorrente os achocolatados, segundo dados da TNS Interscience. Para 58% das pessoas entrevistadas pelo instituto, a principal razão para não se beber café é o fato de ele fazer mal à saúde, ponto contestado pelos fabricantes. Apesar disso, 60% dos ouvidos dizem que não há substitutos à bebida. A matéria, de Carolina Mandl e Ed Viggiani, foi publicada no Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures