ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Iguaçu investe para ganhar mercado de café solúvel

PAULO HENRIQUE LEME

EM 08/08/2008

1 MIN DE LEITURA

0
0
Para tentar minimizar o impacto dos crescentes custos com matéria-prima, a Cia. Iguaçu de Café Solúvel anunciou nesta semana investimentos de R$ 50 milhões em sua planta na região de Cornélio Procópio/PR. O objetivo é ampliar a produção de café solúvel por meio da liofilização (secagem com congelamento e pressão reduzida) das atuais 2,5 mil toneladas anuais para 6,5 mil toneladas (160% a mais). O método permite conservar melhor o sabor, gerando um produto com maior qualidade.

Os investimentos devem proporcionar um incremento de R$ 25 milhões por ano no caixa, uma rentabilidade de 9% em relação à receita líquida da empresa a partir do primeiro ano de operação. "Com o dólar muito valorizado e o aumento do custo com matéria-prima não temos condições de competir lá fora. Vamos oferecer produtos com maior qualidade para tornar o produto mais competitivo aqui no Brasil", explicou Edinaldo Lemos Silva, diretor de Relação com Investidores da Iguaçu.

Além disso, o diretor espera que os investimentos resolvam outro problema, que é o gargalo na secagem. Assim, a empresa espera elevar a extração de 18 para 20 mil toneladas por ano. "Os investimentos vão proporcionar uma melhor escolha de mix. Mas acredito que 13,5 mil toneladas serão secadas pelo método do spray.

Mauro Malta, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), explica que a linha de liofilizados é mais sofisticada e reflete a crescente demanda por produtos de qualidade elevada no mercado. Ele acrescenta que as exportações não oferecem boa rentabilidade, pois possuem o agravante do ICMS, que é cobrado no momento dos embarques. "O café verde é isento desse imposto. Já o solúvel recebe isso em forma de crédito que depois possui grande burocracia para receber", reclama.

Conforme Malta, o consumo interno de solúvel é equivalente a 1 milhão de sacas de café verde. Já as exportações movimentam o equivalente a 3 milhões de sacas de café verde. As informações são da Gazeta Mercantil.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures