ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

EUA: Folgers promove novo método de torrefação

PAULO HENRIQUE LEME

EM 06/11/2008

3 MIN DE LEITURA

0
0
A marca de café Folgers, dos Estados Unidos, vem sofrendo forte competição nos últimos anos de lojas como Starbucks, Cosi e Caribou, que se espalharam no país e vendem café feito com grãos arábica, mais caros. A Folgers, por sua vez, que utiliza também grãos robusta, mais baratos, tem competido no mercado focando nas pessoas que fazem seu café em casa e consideram a questão do custo, freqüentemente introduzindo cafés com sabor ou especiais.

Agora, a Folgers, que ainda é campeã de venda de café empacotado nos EUA, está tentando atrair os consumidores com um método de torrefação que a empresa chama de "maior inovação desde o lançamento do café descafeinado". A companhia revelou o método de torrefação com uma campanha publicitária que foi a mais cara da história da marca.

"Durante os últimos 8 a 10 anos, temos trabalhado em maneiras de direcionar a tecnologia para melhorar a consistência e a qualidade do sabor de nosso café", disse o presidente da área de café da Procter & Gamble, Jamie Egasti. Neste ano, a Procter & Gamble vendeu a marca Folgers para a J.M.Smucker Company por US$ 2,95 bilhões em ações. O acordo deverá ser fechado antes do final do ano.

A P&G fez uma revisão em sua principal planta de torrefação em New Orleans - que emprega mais de 400 pessoas - para incluir um passo chamado de "pré-secagem" ou "pré-torrefação". Cada grão é totalmente secado antes da torrefação, garantindo grãos mais uniformemente torrados, o que os deixa menos amargos. "Este é o maior investimento técnico em nossa planta de torrefação que já fizemos", disse Egasti.

Embora a companhia seja realista com relação às chances de atrair aqueles consumidores que têm o hábito de beber café na Starbucks, a Folgers acredita que existe espaço para ganhar clientes entre aqueles que preparam café em casa. A campanha incluiu comercial de televisão, publicidade na mídia impressa, materiais publicitários nas lojas, cupons e anúncios na internet. A embalagem do café Folgers também foi modificada para incluir informações sobre o novo processo de torrefação.

O comercial de TV de 30 segundos traz um homem de pijama preparando café em meio a sons típicos de café da manhã: gavetas de cozinha abrindo, chinelos arrastando no chão, colher batendo na caneca. Os efeitos dos sons têm a intenção de "aumentar a sensação de realidade que reflete o café melhor", disse a vice-presidente da agência de publicidade, Marnie Kain-Cacossa. O vídeo do comercial pode ser visto no site do The New York Times.

A Saatchi & Saatchi criou a campanha, bem como o jingle "Melhor parte de acordar", que foi ao ar pela primeira vez em 1984. O jingle aparece no novo anúncio de TV, mas sem as letras. Kain-Cacossa disse que as pesquisas mostraram que o jingle é lembrado pelos consumidores sem o slogan.

Os anúncios da internet e da mídia impressa focam em imagens da lata vermelha da Folgers se transformando em uma torrefadora, com a frase: "Todo grão da Folgers é torrado com cuidado, usando a quantidade certa de calor. Assim, toda manhã, você pode despertar para o sabor rico e puro".

Esta não é a primeira vez que a Folgers tenta acompanhar as mudanças nos gostos dos consumidores de café. A companhia introduziu cafés com sabor em 2002 e em 2006 lançou cafés gourmet com nomes como "respingos de caramelo" e "expresso torrado". A empresa também lançou uma variedade chamada Simply Smooth, visando reduzir as chances de o café causar problemas no estômago.

A analista da indústria de café, Judy Ganes, disse que apesar da mudança nos hábitos de consumo de café na última década, a Folgers e a Maxwell House, ainda são de longe as marcas dominantes de café no mercado dos EUA e poderão capturar uma participação ainda maior à medida que os consumidores retornam para o café feito em casa, mais acessível.

Esta mudança ainda precisa se mostrar no mercado. De acordo com a Associação Nacional de Café dos EUA, 17% dos adultos do país beberam café gourmet todo dia em 2007, um número recorde. No geral, o consumo de café caiu para 80% da população em 2007, de 82% no ano anterior.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures