ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Delegação brasileira parte com destino à Foodex

PAULO HENRIQUE LEME

EM 12/03/2007

2 MIN DE LEITURA

0
0
Uma delegação de empresários brasileiros do setor de café embarcou, neste final de semana, rumo ao Japão para participar da Foodex 2007, que será realizada, de amanhã a sexta-feira, no Centro de Convenções Makuhari Messe, em Chiba, região metropolitana de Tóquio.

A participação brasileira é coordenada pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e contará com a presença de cerca de 60 empresas de setores diversos.

No estande dos Cafés do Brasil serão promovidas degustações de cafés de diversas regiões e distribuídos folhetos e folders que foram produzidos especialmente para o evento, com informações sobre o Brasil e a produção cafeeira, ressaltando sua sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Entre as empresas expositoras estão: Café Turmalin, Café Bom Dia, Polly Coffee, Café Tiradentes, Cocarive - Cooperativa dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde, de Carmo de Minas, e a Cooxupé - Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, que é a maior do mundo na área de café.

Segundo informações da assessoria de imprensa do Mapa, o pavilhão brasileiro terá também o Bar Brasil, que será coordenado pela engenheira de alimentos e cafeóloga Eliana Relvas, que promete deliciosas surpresas para o público. "Além da degustação dos cafés que participam do evento, vou preparar coquetéis diversos, como caipirinha de café, café com açaí e com goiabada", avisou.

O mote da participação do agronegócio café será em torno das comemorações dos 100 Anos de Imigração Japonesa no Brasil, em 2008. "Os primeiros 781 imigrantes que desembarcaram em Santos, a bordo do vapor Kasato-Maru, em 18 de junho de 1908, vieram para trabalhar em fazendas de café de São Paulo. A ligação histórica é muito forte", explicou o diretor de Marketing da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Sydney Marques de Paiva.

Ampliação dos negócios

A participação na Foodex tem como objetivo ampliar os negócios do setor com o mercado japonês, sendo o país asiático o 4º maior comprador de Cafés do Brasil. Em 2006, o Japão comprou 2,3 milhões de sacas de café brasileiro, o que representa 27% do total de suas importações do grão. Para este ano, a estimativa do Ministério da Agricultura é ampliar essa participação para no mínimo 30%, chegando a embarques de entre 2,5 milhões e 3 milhões de sacas.

O Japão também está entre os 10 maiores importadores dos solúveis brasileiros. "É também o 3º maior comprador de cafés industrializados, torrado e moído, respondendo por 6% dos negócios fechados em 2006", diz Christian Santiago, coordenador executivo do PSI - Programa Setorial Integrado para exportação de café industrializado, gerido pela ABIC em convênio com a APEX-Brasil.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures