ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafés do Brasil e a Copa do Mundo de futebol

PAULO HENRIQUE LEME

EM 29/06/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
Nesses dias, em que todo o Brasil está voltado para a África do Sul, incentivando o time brasileiro de futebol a trazer pela sexta vez a taça do mundo, a Embrapa Café (Brasília-DF), coordenadora do programa de pesquisa do Consórcio Pesquisa Café, relembra a Copa do Mundo de 1982, na Espanha. Naquele ano, a marca Cafés do Brasil teve sua estreia, tendo sido criada para representar o patrocínio do Instituto Brasileiro do Café (IBC) à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Conforme a história, contada por Nilo Dante, ex-Coordenador de Comunicação Social do IBC, em matéria publicada na edição 821, de março de 2007, da Revista do Café, a marca, que ficou conhecida nos últimos 28 anos como o símbolo do café brasileiro, foi bordada no escudo da CBF. Ela foi usada pela primeira vez naquela Copa pela seleção brasileira de futebol, que entrou em campo estampando na camisa a marca, e saiu dele como o melhor time de futebol que não ganhou uma Copa do Mundo. Naquele ano, o Brasil já era tri campeão de futebol.



Marca Cafés do Brasil

Hoje a "Cafés do Brasil", registrada como marca no ano 2000 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), é utilizada para identificar em todo o mundo os cafés de origem brasileira. O logotipo "Cafés do Brasil" pode ser utilizado, segundo a ABIC, pelo Governo Brasileiro, empresários e exportadores em seus produtos, contanto que sua aplicação siga as instruções contidas no "Manual de uso da marca". Este manual estabelece as corretas aplicações da marca, conhecida como "raminho do café" e a "logotipia", ou seja, o desenho da letra no qual a letra s, em vermelho, representa os diversos tipos de café que são produzidos no país. O uso correto da marca cria identidade para os cafés brasileiros e contribui para o fortalecimento da imagem da cafeicultura brasileira no Brasil e no exterior.

Em anos de Copa do Mundo, todo o brasileiro tem orgulho de mostrar o seu patriotismo, estampando nas ruas, carros, residências e nas roupas as cores verde, amarelo e azul. Todos ficam com os olhos colados na televisão esperando que saia a qualquer momento aquele grito de gol preso na garganta. Por isso, com o mesmo entusiasmo e patriotismo, o café, produto que tem o Brasil como seu maior produtor e exportador, também mostra ao mundo seu orgulho de ser brasileiro.

As informações são de Jurema Campos, da Embrapa Café, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures