ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café Morro Grande apresenta reformulação visual de embalagem

PAULO HENRIQUE LEME

EM 03/08/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
Quem passar pelas gôndolas dos supermercados nas próximas semanas terá uma boa surpresa: as novas embalagens do Café Morro Grande, que começam pelo produto Blend Tradição, foram cuidadosamente elaboradas - a reformulação ultrapassa o aspecto visual por oferecer aos clientes embalagem com gramatura superior, o que representa expressivas melhorias no shelf life (prazo de validade).

A iniciativa pretende estabelecer uma nova forma de comunicação com seus consumidores, levando um layout mais moderno e autêntico. "Seguindo a tendência de design dinâmico, estamos sempre passando por pequenas modernizações, seja para colocar uma receita nova, tornar a redação de uma dica mais objetiva ou mesmo acertar nuances de cores. A embalagem é sempre modificada, às vezes são alterações imperceptíveis naquele momento, no entanto, em um breve histórico é possível notar o quanto as adaptações na linguagem do produto são necessárias", explica a publicitária e designer gráfica Lia Gatti Höfling, que desde 2000 lidera a equipe interna de comunicação do Morro Grande, uma house que planeja, cria e executa a reformulação visual de todas as embalagens da empresa.

As embalagens do Café Morro Grande que chegam aos clientes nos próximos dias mantiveram as cores originais - marrom escuro, verde, vermelho e amarelo. "Trabalhamos as nuances, aumentado o uso de tons quentes. A idéia é transmitir uma sensação de aconchego, da casa da mãe, da reunião com os amigos. Enfim, é reforçar o calor característico do cafezinho, ideal para todas as ocasiões", explica Lia.

O conteúdo da foto frontal foi mantido já que se trata de um elemento fortemente identificador do produto, desde seu lançamento em 1930 por retratar os frutos homogeneamente maduros, o que sinaliza a qualidade do produto final.

A decisão por algumas mudanças resume a intenção da empresa em buscar uma aparência mais natural e verdadeira. "Os frutos de café maduros foram ressaltados e colocados em sua forma idêntica a encontrada no cafezal. Para se ter uma idéia, a foto foi produzida na fazenda de Machado/MG, uma dos principais fazendas fornecedoras da empresa, reforçando a imagem da natureza, responsável pela produção de grãos saudáveis, que também remete à infância, aos pais, avós e raízes rurais comuns nesta região.

O apelo à memória afetiva é uma tendência do design de embalagem, ensina Dario Caldas, sociólogo e diretor do birô de tendências Observatório de Sinais, que prestou consultoria à marca Minute Maid. O especialista afirma que existe um mercado de consumidores interessados em "confort food", algo como "comida de mãe" e cita outros produtos que cativam pela memória, como os sabonetes Phebo e Granado.

A reformulação confirma a tese de que é preciso mudar sempre para permanecer igual e continuar atual. Existe hoje uma tendência de recuperar a história das marcas. A tradição é um valor até para os jovens. Como a diversidade da oferta de mercadorias tem aumentado muito, os consumidores querem referências das marcas que vão escolher.

A mudança fortalece não só os valores tradicionais do Morro Grande, como qualidade, confiança e tradição. "Também transmite os valores de inovação e modernidade, na medida em que amplia o conceito de serviço oferecido na multiplicidade de informações", complementa Lia.

As informações são do Portal Fator Brasil.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures