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Café da Colômbia chega aos clientes da Coca-Cola

PAULO HENRIQUE LEME

EM 29/05/2007

3 MIN DE LEITURA

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O café produzido por mais de 560 mil famílias colombianas chegará a todos os clientes da Coca-Cola dos Estados Unidos e do Canadá, segundo informou a Federação dos Produtores de Café da Colômbia através de sua assessoria de imprensa.

O anúncio foi feito pelo gerente geral da Federação, Gabriel Silva, que revelou que durante o fim de semana foi assinado em Chicago um contrato com a Coca-Cola dentro do plano de expansão do programa de valor agregado que iniciou a entidade há cinco anos. O acordo foi lançado no marco da Feira Anual da Associação Nacional de Restaurantes dos EUA (NRA).

Silva disse que a Coca-Cola escolheu o Café da Colômbia e a marca Juan Valdez porque têm um reconhecimento de marca de 87% no mercado norte-americano, que a Federação tem conseguido consolidar com uma campanha de 50 anos e porque estão associados com o café de melhor qualidade do mundo.

Silva disse que depois de vários meses de negociações, os produtores de café da Colômbia, aproveitando seu patrimônio e a política de valor agregado, concretizaram um acordo com a Coca-Cola que lhes permitirá distribuir o café Juan Valdez CaféREALE em todos os pontos de venda da maior distribuidora de bebidas do mundo.

Ele disse que em uma primeira etapa, o café Juan Valdez chegará a 11 mil restaurantes, um número de pontos de venda similar ao da Starbucks. O acordo tem grande potencial de crescimento, considerando-se que a Coca-Cola Foodservice atende 425 mil restaurantes nos EUA.

Se chegasse à metade deste potencial, a Colômbia exportaria 500 mil sacos de café processado com valor agregado. Por outro lado, a união entre os cafeicultores colombianos e a Coca-Cola abre as portas para ampliar o convênio, o que permite pensar que em um futuro seja possível conquistar parte dos 1,2 milhão de locais que a Coca-Cola atende neste país.

"Esta é uma aliança grandiosa tanto para a Coca-Cola como para a Federação Nacional de Cafeicultores que nos permite levar a nossos clientes uma marca de café muito reconhecida por sua alta qualidade através de um formato operacional eficiente", disse o presidente da Coca-Cola FoodService, Chris Lowe.

"O posicionamento e a qualidade do café colombiano, bem como as marcas administradas pela Federação, ajudam efetivamente a melhorar o nível de vida dos produtores colombianos e contribuem para que estes recebam um preço justo por suas colheitas", concluiu Lowe.

Silva disse que o acordo gerará receitas adicionais para o Fundo Nacional de Café que permitirá melhorar a qualidade de vida dos produtores colombianos, aumentará a reputação do Café da Colômbia e da marca Juan Valdez e é de grande importância para a estratégia de valor agregado.

Silva explicou que o extrato que está sendo produzido na Colômbia talvez seja o mais moderno do mundo, porque se trata de um extrato estabilizado que não requer refrigeração. É um produto de alta qualidade e rendimento, em apresentação de caixas de dois litros, cada uma capaz de produzir 430 xícaras de café de cerca de 200 gramas.

Diferentemente do que acontece com outros extratos, o CaféREALE produzido pelos cafeicultores colombianos tem longa vida, ou seja, dura mais de nove meses sem que perca suas características de corpo, sabor e aroma, que o identificam em todo o mundo.

O acordo com a Coca-Cola implica que ao lado das máquinas distribuidoras de refrigerantes, a multinacional colocará outras similares para oferecer o Juan Valdez CaféREALE. Silva disse que o acordo com a Coca-Cola nos EUA se soma a um programa iniciado há cerca de 15 anos no Japão. Trata-se de um convênio entre Coca-Cola, Mitsubishi e a Federação dos Cafeicultores da Colômbia para produzir e distribuir Café da Colômbia enlatado, pronto para o consumo, que é conhecido como Café Georgia Emerald Mountain, café enlatado líder em seu gênero no Japão.

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ANGÉLICA SILVESTRE LOUBACK

LAJINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/05/2007

E para nós, pequenos cafeicutores brasileiros (agicultura familiar), qual será a novidade da Coca-Cola? Quanto o Brasil consome desta bebida?

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