ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ateliê do Café: café do mesmo pé mas com duas maturações

PAULO HENRIQUE LEME

EM 09/06/2010

1 MIN DE LEITURA

2
0
Lançamento fresquíssimo do Ateliê do Café, o Royal Collection sintetiza o trabalho da equipe da fazenda Daterra, no Cerrado mineiro, voltado para o desenvolvimento de blends nos mesmos moldes do vinho.

O Royal é elaborado a partir de uma mescla de 60% de café natural (seco no pé e colhido no estágio de uva-passa) e 40% de café descascado (quando o grão cereja, em plena maturação, é colhido e tem a casca retirada).

O fato de os grãos usados no blend serem colhidos em dois momentos diferentes de maturação de uma mesma planta o torna especial porque combina a doçura do natural e a acidez do descascado.

O trabalho exigiu um minucioso monitoramento e só foi possível graças às excelentes condições climáticas que marcaram a safra de 2009 na região.

Os grãos cereja, que ficam nos galhos da parte central do cafeeiro, foram os primeiros a serem colhidos. "Decidimos esperar para colher os frutos da porção inferior do pé, conhecida como barra da saia. Como eles recebem menos insolação, sua maturação é mais lenta", diz Carlos Alberto Vieira Borges, degustador e blender da Daterra.

Para colhê-los no melhor ponto de doçura e corpo, sem deixá-los fermentar, foi preciso acompanhar de perto. "Provávamos o café a cada três dias." E no 32º dia após a colheita dos grãos cereja, foi a vez de tirá-los do pé.

A torra do blend foi outro desafio. "Deixamos descansando por 15 dias, para permitir a troca de umidade entre os grãos diferentes", diz Borges, que também teve de realizar vários testes até encontrar a torra perfeita.

Na xícara, o Royal Collection é redondo, tem equilíbrio de doçura, acidez e corpo. É um blend para café filtrado. O Ateliê do Café tem também uma versão de moagem para french press.

A reportagem é de Cristiana Menichelli, para o jornal O Estado de S.Paulo, adaptada pela Equipe CaféPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JULIANO TARABAL

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS

EM 12/06/2010

Considerando o nicho de mercado de cafés especiais e a necessidade de agregação de valor e criatividade ao agronegócio café, a Daterra mais uma vez brinda o mercado cafeeiro com uma inciativa FANTÁSTICA... isso sim é aliar criatividade, qualidade e competencia. O consumidor de bom gosto sem duvida alguma apreciara este blend! Parabens aos profissionais envolvidos.
CARLOS ALBERTO PRADO GARCIA

POÇOS DE CALDAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/06/2010

Pergunta. A maioria dos cafes contendo maturacao desigual nos podemos chegar a mesma conclusao. Ja que colhido, lavado, separado os maduros ou cerejas que serao descascados(desmucilados) e os secos ou com maturacao avancadas serao separados. Sendo assim com uma colheita "so" poderia se obter todo o processo. Seria essa a forma para se obter os dois tipos de cafe? O comeco do blend seria atraves dessa separacao? Poderia ser conduzido ássim com melhora do tipo de bebida? Curiosidade e admiracao pelas pessoas que buscam o diferencial e que assim abrem caminho para prosperidade.

Abracos,

Carlos A. Prado Garcia.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures