ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Alimentação fora do lar desperta interesse da Indústria

PAULO HENRIQUE LEME

EM 01/09/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
José Carlos Fernandes dos Santos, de 48 anos, está no ramo de padarias há 24 anos e nunca viu grande diferença entre usar uma marca premium ou "genérica" de café - produto que hoje significa cerca de 7% da sua receita mensal e funciona como forte chamariz para outros itens da loja. Mas há pouco mais de um mês a multinacional americana Sara Lee - dona de marcas como Café do Ponto, Café Pilão e Caboclo - propôs exclusividade no fornecimento dos grãos do café espresso e comodato na instalação de uma nova máquina da parceira Saeco no seu estabelecimento, a Padaria Bela Vista, na região central de São Paulo. Santos aceitou, mesmo pagando em média 35% a mais pelo Café Pilão.

Ele não se arrepende. "Em um mês, minha venda de café espresso cresceu mais de 30%, para cinco mil xícaras por mês", diz Santos, para quem um bom café é capaz de manter a clientela. "Hoje, o serviço é padronizado; antes, o café saía ao gosto de cada um dos 20 ajudantes que preparavam a bebida".

Assim como a Sara Lee, outros grandes fabricantes de alimentos - como Bertin, Perdigão e Unilever - buscam pequenos pontos de venda, como bares, padarias, lanchonetes e restaurantes, onde a margem de lucro é maior do que a obtida em vendas a atacadistas de auto-serviço. Por serem pulverizados, os varejistas de pequeno porte sempre foram relegados aos atacadistas, fazendo com que a decisão sobre qual produto levar para a cozinha fosse pautada pelo preço menor, o que, em geral, descartava as marcas líderes.

Mas, diante do contínuo crescimento da alimentação fora do lar ("food service"), as grandes marcas começam a se mexer. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), o faturamento cresceu 15% no primeiro semestre deste ano, atingindo R$ 32 bilhões, superior à alta de 13% das vendas totais de alimentos no período. "Os pequenos estabelecimentos respondem por 70% das vendas do food service", diz Rodrigo Vassimon, vice-presidente de "food solutions" da Unilever para a América Latina.

Para chegar aos pequenos, vale investir em geomarketing a fim de identificar os principais pontos de venda em cada bairro, fechar acordo com operadores logísticos exclusivos, apostar em material de merchandising para decorar as lojas e até ensinar os vendedores a preparar receitas. Esses vendedores têm a missão de convencer o dono da padaria, por exemplo, de que, ao levar um produto mais caro, a receita vai render mais e a venda vai aumentar.

A Sara Lee está disposta a convencer os donos de padarias de que o café é algo estratégico para o negócio e não pode ser tratado como uma commodity, algo que seja simplesmente "preto e quente", diz o diretor da multinacional Pedro Leite. "Vamos investir R$ 48 milhões para chegar a 600 padarias do Rio e de São Paulo, com a ambientação de um espaço próprio para o café", diz o executivo.

As informações são de Daniele Madureira, do jornal Valor Econômico, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures