No passado, cidades como Rezende, Vassouras, Valença, as regiões do Rio Preto e do Paraibuna, São Gonçalo e a Baixada Fluminense foram grandes regiões cafeeiras, assim como Angra, Cabo Frio, Mangaratiba, Itaguaí, Macaé, Saquarema, Araruama e Marica. "O Rio de Janeiro, portanto, já foi a "capital do café", título que agora retoma juntamente com o de "capital do esporte", por ser a cidade-sede dos jogos pan-americanos", disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Guivan Bueno.
Durante todo o mês, praias, shoppings e demais locais movimentados serão visitados pela 'Equipe Café e Saúde', que circulará pela cidade a bordo de um ônibus temático, decorado com imagens de esportes como vôlei, natação e atletismo. Trinta jovens estudantes de educação física distribuirão folhetos que explicam as características do café e os benefícios de seu consumo, diário e moderado, para a saúde de jovens e adultos.
A equipe estará sempre acompanhada do mascote "Carioca": um boneco na forma de um grande e simpático grão de café. "O nome, além de homenagear os anfitriões do Pan 2007, foi escolhido por representar um tipo de preparo de café filtrado bastante conhecido, em que o pó é mais diluído em água do que o cafezinho", explicou o diretor-executivo da Abic, Nathan Herszkowicz.
A campanha também acontece na Barra da Tijuca. Todos os microônibus da linha Tijuquinhas, principal meio de transporte do bairro, foram adesivados com mensagens sobre Café e Saúde. Ainda na Barra, foram colocados painéis front light seqüenciais na Avenida das Américas, a principal do bairro.
Café show
Nas cafeterias como Armazém do Café, Café Hum e Pimpinella haverá um show à parte: os consumidores poderão saborear seus cafés, cappuccinos e drinques quentes ou gelados à base de café assistindo a vídeos institucionais sobre Café e Saúde, em televisores plasmas.
As informações são da Abic.