ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A hibernação do mercado

POR WAGNER PIMENTEL

RODRIGO CORREA DA COSTA

EM 03/12/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
O mercado do café parece que entrou em estado de hibernação, como os ursos que se escondem no inverno, o mercado nos da à mesma sensação.

A Conab divulgou novos números dizendo que os estoques de passagem da safra 2009/10 da iniciativa privada será de 4.683 milhões de sacas no dia 31/03/10. Para traduzirmos melhor essa informação do dia 31/03/10, a data que a Conab estima que teremos esse estoque, haverá ainda 90 dias antes do começo oficial da colheita de café brasileira safra 2010/11. Se permanecermos sem exportar nem um saco de café até o dia da nova colheita, o que me parece pouco provável, com o começo da safra oficial dia 01/07/10 e um consumo normal, sem falar que estaremos perto do inverno no hemisfério sul, época de consumo maior (consumo esse divulgado pela Abic por volta de 18 milhões de sacas de café ou 1.5 milhões ao mês), estaremos no começo da safra nova sem café.

Como para bom entendedor pingo é uma letra e a exportação não irá parar nem um dia neste período, os números voltam a nos mostrar uma discrepância no mínimo ridícula, para não dizer desonesta.

Como não existe uma movimentação para se prevenir contra uma falta de matéria-prima desta?

Como os preços não reagem?

O que falta de noticia para que faça o mercado subir?

As operações de compra de café via opções pelo governo mostra uma entrega de 85% no mês de novembro, representando a necessidade do produtor pelo preço oferecido nas opções.

As cotações de café inferiores de bebida tipo rio em torno de R$ 195,00 e cafés um pouco melhores de bebida duro/riado não vão para lado nenhum, ficando na casa dos R$ 245,00, não remunerando ninguém.

Na ICE (bolsa de commodities em Nova York) o mercado se lateralizou a 147,95 cents de dólar por libra peso no dia 19/10/09 e voltou a fazer um topo inferior de 146,85 cents de dólar por libra peso no dia 05/11/09. Agora, após uma pequena correção, o mercado parece que irá se lateralizar no valor de 142,70 cents de dólar por libra peso e testará novo fundo. Fundo este de 133,05 cents de dólar por libra peso, testado no dia 13/11/09. Temos resistência em 145,10 e a 146,85 para buscar o topo, para o caso da queda, temos suporte técnico em 137.00 e 135,95. Em caso de perda deste suporte iremos testar o fundo 133,05.

Esperamos que não se forme um novo fundo abaixo de 133,05, que não seria salutar para o mercado.

O dólar continua sua direção baixista, apesar dos esforços do governo brasileiro. Outros países estão tendo problemas climáticos como os produtores brasileiros, o que provavelmente acarretará em quebra de produção e qualidade.

Com tantas notícias boas só nos resta entregar o café das opções para o governo e esperar que o governo promova novas compras, agora com cafés de bebidas inferiores subsidiando nossa produção, pois parece à única alternativa para tirar esse mercado da hibernação e termos melhores preços.

Continuem cuidando dos vossos patrimônios, suas lavouras, pois é época delas, para a situação não se agravar.

Fiquem com Deus e tenham todos uma boa semana!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures