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México: Café Biomaya busca agregar valor

PAULO HENRIQUE LEME

EM 28/08/2006

2 MIN DE LEITURA

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O Café Biomaya Orgánico, do México, está querendo repetir o êxito do La Selva Café - iniciativa criada pela Unión de Ejidos de La Selva para oferecer ao público os melhores cafés orgânicos certificados do México.

Por meio de ação semelhante, a Federación Indígena Ecologista de Chiapas, integrada por dois mil cafeicultores, busca, com o Biomaya, dar maior valor agregado a sua atividade e aumentar seus serviços.

Desde 1994, a empresa de solidariedade social exporta sua produção total para Europa e Estados Unidos; no entanto, há dois anos, criou sua própria marca e abriu o primeiro estabelecimento em Tuxtla Gutiérrez, Chiapas, para aproveitar o auge que o setor de cafeterias registra no país.

Com plantações em 21 comunidades distribuídas nas cinco regiões de Chiapas - Soconusco, Sierra, Frontera, Frailesca e La Selva -, a organização se diversifica. Neste ano, foram exportados 25 contêineres com 300 sacas cada um à Europa, e sua cafeteria vendeu nos últimos 12 meses mais de 200 xícaras diárias.

"O plano em médio prazo é operar 20 cafeterias próprias no país, colocar nossa marca de café e mel orgânicos, manter a exportação dentro da linha de mercado justo e logo criar nossa franquia de cafeterias", disse o integrante da federação, Rusbel Gutiérrez.

Dados do Sistema Produto Café da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação do México (SAGARPA) destacam que, nos últimos cinco anos, o consumo per capita de café no México passou de 400 gramas a 1,3 quilos; valor que, no entanto, ainda é baixo comparado com os principais importadores, como Finlândia e Noruega, que têm consumos de 12,02 e 9,71 quilos, respectivamente.

Do café consumido no país, 65% é solúvel - uma mistura de baixa qualidade de pergaminho lavado e robusta. No Brasil, 95% do consumo é de café torrado e moído.

Sem números oficiais sobre a quantidade de estabelecimentos e o valor do mercado, o vice-presidente da Tradex Exposiciones Internacionales, organizadora da Expo Café, Marcos Gottfried, considerou que desde o ano 2000 até agora, foram consolidadas cerca de 20 franquias - Punta del Cielo, La Selva Café e Café Cito, entre outras -, mexicanas e estrangeiras, com planos de cobertura nacional e regional.

"A oportunidade de negócio no mercado é grande. Até agora, a proliferação de cafeterias e barras (pontos de venda de bebidas) se registra nas cidades de México, Guadalajara, Monterrey, Puebla e Veracruz.

Neste negócio, disse Gottfried, os investimentos oscilam entre 20 mil pesos (US$ 1,83 mil) e 2 milhões de pesos (US$ 183,34 mil), segundo o tamanho do local. O retorno do investimento é de seis a 18 meses e requer uma venda mínima de 50 xícaras diárias para conseguir rentabilidade. Um quilo de café rende 100 xícaras.

"A nova tendência do mercado é focada em um serviço mais sofisticado, onde há diversificação de sabores, apresentações, variedades e decorações", disse ele.

Excel Comercial Productos, Hamilton Beach, Rilo, San Remo Trade e outras empresas fornecedoras de produtos, mobiliário e serviços para o setor de cafeterias reportaram um aumento de até 200% em suas vendas anuais desde 2003. A Excel Comercial Productos disse que teve um aumento no número de clientes de 80 a 180 e um crescimento no faturamento de 300%.

A reportagem é do site do Governo do México.

Em 25/08/06 - 1 Peso Mexicano = US$ 0,09167

10.90853 Peso Mexicano = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

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