ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Espaçamento de cafezais evolui muito

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 16/04/2015

3 MIN DE LEITURA

74
3
Atualmente é quase inconcebível plantar menos de 5000 plantas de café por ha. Mas, para se chegar a esse ponto custou muito. Foram 40-50 anos de evolução.

Antes da década de 1970 as maiores áreas de cafezais, concentradas nos estados do Paraná e São Paulo, utilizavam espaçamento do tipo quadrado, na base de 3- 4 X 3- 4 m, com plantio de 3-4 mudas por cova. Nessa época, a manutenção de muita área de terreno livre tinha a ver com o uso de cultivos intercalares. Nesses espaçamentos se usavam menos de 800 covas por ha.

Com o plano de renovação de cafezais, a partir de 1970, com a ocorrência da ferrugem, os espaçamentos que passaram a ser indicados, à época, procuravam ser no formato mais retangular, mantendo a rua aberta, para facilitar a operação do maquinário de controle da doença e fechando um pouco na linha, ficando, os espaçamentos mais comuns, na base de 4 X 1,5-2,5m, ainda, na maioria, com 2 mudas por cova. O mais comum eram 1600 pl/ha.

A partir da década de 1980 muitos ensaios de espaçamentos foram conduzidos e resultaram na redução do espaçamento entre plantas para 1m e uma só muda por cova, tendo sido observado, na época, que duas mudas (plantas) espaçadas de 1 m produziam mais cerca de 30% do que as duas juntas nas covas a cada 2 m. Isto resultou num stand básico de cerca de 2500 pl/ha.

A evolução nas décadas de 1990 a 2000 mostrou que ainda se poderia reduzir mais a distância entre plantas na linha, para 0,5 a 0,7 m, com aumentos significativos de produtividade, especialmente nas safras iniciais. Também, nessa época, foram demonstrados muito produtivos espaçamentos adensados, com 1,7-2,0 X0,5m, muito importante para zonas montanhosas.

Assim, chegou-se, até recentemente, a dois sistemas básicos de espaçamentos mais usados na nossa atual cafeicultura, sendo o primeiro em renque aberto, com 3,5 - 4,0 m X 0,5m e o renque fechado ou plantio adensado, com 1,75-2,0 m X 0,5 m. O primeiro para zonas de mecanização plena e o segunda para áreas sem mecanização, sendo que o adensamento, sendo submúltiplo do renque aberto, pode ser transformado naquele, pela eliminação de uma linha a cada duas. Estes 2 sistemas compreendem stands de 5000 a 10000 pl/ha.

Como toda a tecnologia cafeeira, nos últimos anos, a questão do espaçamento ainda vem evoluindo, com ajustes nestes 2 sistemas básicos, partindo-se para um sistema intermediário, que resulta em um maior stand de plantas por ha e, mesmo assim, permita um bom manejo e facilidade nos tratos e na colheita. Deste modo, surgiu uma terceira via, que é o plantio semi-adensado, com espaçamentos na faixa de 2,5- 3,2 X 0,5m, combinado com o uso mais frequente de podas, principalmente do tipo esqueletamento. Este sistema compreende stand variável de 6300 a 8000 pl/ha.

Sabe-se que no café, como na maioria de outras culturas, a produtividade, dentro de certos limites, guarda relação com o numero de plantas por ha. Além disso, plantas mais próximas produzem menos e se estressam menos com a carga, podendo se recuperar melhor para a safra seguinte, resultando em maiores produtividades por área. Na tabela 1 pode-se ver que, em 3 períodos distintos de evolução nos espaçamentos, os trabalhos experimentais mostram, com clareza, a importância do stand de plantas por área sobre a produtividade
Pode-se ver que a evolução no espaçamento dos cafezais mudou até a forma de se falar da lavoura. No passado, até a década de 1990, os técnicos e os produtores se referiam à sua lavoura, sua área e produtividade, em covas de café e produção por mil plantas. De lá para cá, todos os quantitativos, índices e recomendações fazem menção somente por área de café.

Tabela 1- Efeito do espaçamento (número de plantas/área) sobre a produtividade dos cafeeiros em 3 ensaios, em 3 épocas de evolução.

 

74

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO LUIZ MONTI

JUCURUÇU - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/09/2023

Pergunto: é possível plantar café arábica/bourbon na região Extremo Sul da Bahia - Jucurucú?
ADONIS CERRI

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/06/2021

Boa tarde Matiello, sinto uma alegria imensa em entrar em contato contigo, o que o Senhor me diz do CATIGUA MG3, e MG2, eu vou fazer a 2ª colheita, vai indo muito bem, não deu ferrugem, e nem phoma e nem cercospora, ele é uma planta boa para quando tiver idade no esqueletamento, obrigado, um abraço.
MARIA DAS GRAÇAS MONTEIRO

PONTE NOVA - MINAS GERAIS

EM 25/06/2021

Mesmo eu sendo leiga , gostei muito da materia.
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/03/2021

Senhor Sergio, o ideal seria plantar uma variedade mais resistente às doenças, mas de todo modo ao plantar o Catuai nós indicamos um espaçamento menor entre plantas na linha. Assim o espaçamento poderia ser de 3 a 3,20 m nas ruas, como deseja, mas entre plantas, na linha, deveria ser de 0,5m. Isso resulta em maior produtividade, comprovada através de inumeras pesquisas. As plantas mais juntas produzem menos cada uma e se estressam menos, mas acabam produzindo mais por área. Assim, além de mais produção vai ter safras um pouco mais uniformes a cada ano. . Matiello
SERGIO

CAMPESTRE - MINAS GERAIS

EM 03/03/2021

Boa tarde Sr. José Braz. é um prazer ter opinião de quem entende e ama o que faz.
Temos uma área de 13000 m2 irregular. parte plana inclinação de 8% (5600m2) e 7400m2 mais acidentado com 20% de inclinação. Pretendo fazer curvas de níveis que ficarão no sentido sudoeste-nordeste e plantar a variedade de catuai vermelho com distanciamento de 1,2m por 3,2 de rua. A altitude de 1000m.
Ficarei grato em receber seu parecer . Deus abençoe.
ADONIS CERRI

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/11/2020

PARABÉNS MATIELLO, TE ACOMPANHANDO SEMPRE, VOU PLANTAR CAFÉ ARARA 3,20 X 050, ALTITUDE DE 1150 MTS. VI A PRODUTIVIDA POR HA. E GOSTEI MUITO.
GRATO ADONIS.
GISLENE FERREIRA SILVA

COLATINA - ESPÍRITO SANTO

EM 09/11/2020

Bom dia eu queria saber quantos equitativos de terra pra plantar 1.500 pés de café?
HÉLINO MATOS E SILVA

EUNÁPOLIS - BAHIA

EM 22/07/2020

Boa tarde senhor Matiello, Primeiramente gostaria de dizer que sou seu Fã, ja vi varias Reportagens com o senhor. Pretendo cultivar 15 Hectares no Extremo Sul da Bahia, Mais precisamente na cidade de Eunápolis. e pretendo utilizar um espaçamento que me proporcione a maior produtividade possível. A colheita será toda Manual. Estou pensando em Cultivar a Modalidade desenvolvida pelo senhor, o Famoso ARARA. com espaçamento 2.0 x 0,50, o terreno é bem plano, e tenho a possibilidade de fazer Irrigação. o senhor acha Viavel essas especificações?
VAGNER PESSOA

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 29/06/2020

O senhor tem informacoes da viabilidade do plantio de cafe no semi arido nordestino?
Obrigado pela atencao.
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/06/2020

Senhor Bruno, como diz, nos 2 espaçamentos a produção inicial vai ser semelhante, porem, com maior espaço nas ruas a lavoura vai demorar mais a fechar e, assim, pode ganhar 1-2 safras a mais sem necesidade de intervir com podas. Além disso, abrindo mais na rua, vai entrar mais sol e arejamento, o que contribui para o controle de doenças e na qualidade da bebida, pois o ambiente vai ficar mais umido. Voce teria de ver, também, a conveniência em combinar uma variedade adequada a este espaçamento semi-adensado. Matiello
BRUNO BASTOS PEREIRA

PERDÕES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/06/2020

Bom dia, o cafezal vai produzir mais com o espaçamento de 3x0,5 ou com 2,5x0,65? Tô em dúvida de qual espaçamento usar
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/06/2020

Senhor Bruno, para o Sul Fluminense o Bourbon não seria indicado, pois é menos produtivo, muito sensível a doenças exigindo mais cuidados. Pode plantar o Arara, produtivo, resistente e de boa qualidade. Matiello
BRUNO RAPHAEL DE CASTRO MARTINS

RIO CLARO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/06/2020

Bom dia, o que acha da variedade Bourbon Amarelo, para ser plantado em região de clima tropical de altitude com boa umidade no sul do estado do Rio de Janeiro. E o espaçamento para colheita manual pode ser 2x 0,8?
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 08/06/2020

Senhor Feis, o café boubon vermelho é uma variedade pouco indicada, hoje em dia. Produz menos, é muito susceptível à ferrugem e cercosporiose, doenças importantes no cafeeiro e existem outra variedades resistrentes e mais produtivas que podem substitui-lo, como a Arara, Acauã e outras. A forma de plantio e condução é a mesma dessas outras variedades de café arabica, só que o controle de doenças deve ser mais cuidadoso e oneroso no Bourbon. Um livro sobre a cultura do café que indicamos é - Cultura do café no Brasil - Manual de recomendações, que pode ser obtido na Fundação Procafé- 35-32141411 R.5. Matiello
FEIS AGUILAR AMADO

CAMPINAS - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 08/06/2020

Prezado Jose sou apaixonado pelo cultivo de café, gostaria saber do cultivo de café arábica (bourbom vermelho):
01- Combate a pragas aqui no brasil para plantio semi coberto ate 50% no mecanizado.
02- Bibliografia atual para o desenvolvimento de plantio desta variedade.

muito obrigado

Feis Aguilar
SANDRO SOARES

SANTA TEREZA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/05/2020

obrigado, sim o seu irmão foi meu professor na geotécnica aqui, meu pai foi funcionando lá também, abraços
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/05/2020

Por sinal, Sta Teresa-ES é minha terra, de nascimento e de coração. Temos para ai duas indicações. A variedade Arara, especialmente para as áreas mias frias, pois é bem resistente, tanto à ferrugem como à Phoma, produtiva e de boa qualidade. Para áreas mais quentes e secas seria a Acauã. Matiello
SANDRO SOARES

SANTA TEREZA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/05/2020

Boa noite Sr. Marcelo, gostaria de saber qual a variedade e espaçamento para plantar café arábica aqui em sta teresa, abracoos
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/05/2020

Em resposta ao Sr Julio Gonçalves, dizemos que sim, escolha uma área bem ensolarada e de meia encosta, longe dos fundos, pra evitar geada. As variedades poderiam ser o Arara, metade e outra com o Catucai amarelo 20-15 cv 479. A fundação possui mudas em Varginha. Pode, também, comprar sementes lá e mandar fazer mudas aí mais perto, em Carmo de Minas e em Baependi onde tem viveiristas de café. Ou, o senhor mesmo pode fazer mudas. Use um espaçamento um pouco mais largo como 3,2 -3,5 por 0,5 m. O tempo de inicio decolheita é de 2,5 anos. As mudas, normalmente, custam de 0,40 a 0,50 centavos cada. Matiello
JULIO GONÇALVES

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS

EM 04/05/2020

Prrezado
Tenho um sitio em itamonte MG, cerca de 1300m altitude onde plantei pomar de pessego mas pela dificuldade de cuidados à época pereceu.
A terra é areno-argilosa, todavia nota-se a dificuldade de retenção de agua.
O terreno é lançante mas muito bem arejado e muito sol e orvalho a noite.

Gostaria de saber para eu plantar 01 (hum) alqueire de café, seria melhor o arara ou catuai ou ambos?
Qual o custo de mudas e tempo inicial de colheita.
O ideal é muda ou sementes?
Voces t~em ambas?

Aguardo contto. Julio. medicjulio@yahoo.com.br

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures