ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Reforma da Previdência propõe que trabalhador rural só se aposente aos 65 anos

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/12/2016

1 MIN DE LEITURA

2
0
Da redação

A proposta de reforma da Previdência, apresentada pelo governo federal nesta terça-feira (6/12), altera a maneira como é feita, hoje, a aposentadoria rural. A equipe do presidente da República Michel Temer (PMDB), propôs, em Brasília, inserir a aposentaria rural na regra geral da proposta.
Com a reforma, os trabalhadores rurais terão uma idade mínima de 65 anos para aposentadoria, com 25 anos de contribuição. Na regra atual, o trabalhador rural pode contribuir, mas a aposentadoria é garantida para quem não contribuiu.

Nela, os agricultores vão contribuir de forma individual com uma alíquota sobre o limite mínimo da base de cálculo para o recebimento do benefício. “A contribuição passa a ser individual e obrigatória. Tem especificidades que vamos respeitar. A base contributiva e a alíquota do rural vão ser diferenciadas. A gente vai exigir uma contribuição baixa para esse grupo. Isso vai ser definido em lei”, disse o secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano.

A aposentadoria rural especial
A aposentadoria rural especial, em vigor hoje, é permitida para o agricultor familiar, o meeiro ou o campesino que arrenda até quatro módulos rurais, cujo tamanho varia conforme o município. Para se aposentar, o trabalhador rural precisa comprovar que atingiu a idade de aposentadoria realizando atividades no campo.

Regra de transição
Para homens com 50 anos de idade ou mais, e mulheres com 45 anos de idade ou mais, valerá a chamada regra de transição. Veja, abaixo, como deve ficar o cálculo:

Homens com 50 anos ou mais: sendo mantidos os direitos adquiridos, poderão se aposentar aos 60 anos, comprovando 15 anos de contribuição ou de atividade rural para os segurados especiais. Porém, deverão cumprir um período adicional de contribuição (pedágio) equivalente a 50% do tempo que faltaria para atingir o número de meses de contribuição exigido, que será de 25 anos na reforma.

Mulheres com 45 anos ou mais: sendo mantidos os direitos adquiridos, poderão se aposentar aos 55 anos, com 15 anos de contribuição ou de atividade rural para os segurados especiais. Porém, deverão cumprir um período adicional de contribuição (pedágio) equivalente a 50% do tempo que faltaria para atingir o número de meses de contribuição exigido, que será de 25 anos na reforma.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCOS AURELIO RICCETTO

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/12/2016

Deveriam cortar  seus altos salários e as

mordomias  dos três poderes ao invés de dificultar a aposentadoria de quem ganha pouco e trabalha muito pelo Brasil
HELENA GALDINO

MINAS GERAIS

EM 12/12/2016

como sempre, quem vai ser mais prejuducado e o pobre. Deveriam e fazer cortes de quem ganha altos salarios. O trabalhador rural quando atinge a idade ja esta exausto, doente e ja nao vive muito tempo pra aproveitar o descanso com aposentadoria.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures