ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNC se manifesta sobre possibilidade de importação emergencial de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/11/2016

2 MIN DE LEITURA

1
0
Da redação

A possibilidade de que o Brasil aceita a importação de café novamente voltou a pauta da cadeia produtiva nacional. Desta vez, em decorrência da falta de café conilon para abastecer a indústria brasileira de café. Em seu último Balanço Semanal, do dia 18 de novembro, o Conselho Nacional do Café (CNC) afirmou que em reunião no dia 20 de outubro, “representantes do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e de um parlamentar da base aliada do Governo Federal sugerindo a importação emergencial de café, obtendo a sinalização favorável do ministro da Agricultura, Blairo Maggi”.

Diante deste cenário, o CNC afirma que o setor de produção, representado também pela Comissão Nacional do Café da CNA, tem se reunido constantemente com as lideranças da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) para tratar da matéria.

Veja, abaixo, o posicionamento do CNC sobre a questão, divulgado em seu Balanço e assinado por Silas Brasileiro, presidente executivo da entidade:

“Somos reticentes quanto à importação do café verde em regime de drawback – voltado ao beneficiamento e posterior exportação – e aos impactos que a operação poderá ocasionar aos produtores brasileiros. Nosso intuito, nesse cenário de debates, é evitar medidas surpreendentes e tomadas à revelia do consenso do setor privado.

Recordamos que a matéria foi tratada pela produção em reunião conjunta da Comissão Nacional do Café da CNA e do CNC, no dia 10 de novembro, em Belo Horizonte (MG) e, mais recentemente, na última quarta-feira, 16 de novembro, na sede do CNC, em Brasília (DF). Temos ciência da falta pontual de café conilon ao setor industrial, devido à seca que se prolongou no Espírito Santo por mais de dois anos, reduzindo a produção capixaba, e ouvimos seus representantes, que se comprometeram a elaborar uma proposta às lideranças da produção para que analisemos suas considerações e sugestões e possamos nos posicionar oficialmente.

Também temos feito contatos com o Governo Federal demonstrando nossa preocupação com a possibilidade de perda de competitividade da indústria brasileira e, consequentemente, de market share do Brasil no segmento industrial mundial. Porém, reiteramos que não seremos favoráveis a decisões unilaterais e adotadas à revelia do consenso da cadeia produtiva, que tem intensificado sua sinergia ao longo dos últimos anos.

No que diz respeito ao segmento industrial de torrefação e moagem, alertamos aos seus representantes que se trabalhe a ideia de alteração do blend, ampliando o percentual de arábica na mistura. Em relação ao solúvel, que utiliza 80% de robusta na composição de seus produtos e cuja substituição pelo arábica é inviável em função do baixo rendimento dessa variedade na extração de sólidos solúveis e carboidratos, concordamos em ouvir os argumentos e proposições para, após debatermos com nossos associados, adotarmos uma postura.

Tanto o CNC, quanto a Comissão Nacional do Café da CNA, são, por essência, representantes da produção brasileira de café, mas a abertura para o debate saudável junto aos industriais se faz necessária porque, há tempos, a cadeia produtiva precisa se fortalecer como um todo para que todos os elos possam encontrar os melhores caminhos rumo à rentabilidade coletiva, consolidando o Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, também como um grande exportador de produto com valor agregado, já que também encabeçamos o ranking global de colheita e embarques de solúvel, além de alcançarmos resultados excelentes com as remessas de cafés diferenciados e especiais ao exterior”.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SEBASTIAO TON

AIMORÉS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/11/2016

não precisa importar o conilon não, porque os produtores agora vendem na virada para 2017

e tem café suficiente para abastecer a industria é só ter um pouco de paciência.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures