ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Illy premia brasileiro Carlos Clemente Cerri, da USP

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/10/2009

3 MIN DE LEITURA

0
0
Um estudo pioneiro sobre o impacto climático do desmatamento provocado pela agropecuária no Brasil foi consagrado pelo Prêmio de Ciência de Trieste Ernesto Illy 2009. O pesquisador brasileiro, Carlos Clemente Cerri, da Universidade de São Paulo (USP), vai dividir o prêmio de US$100 mil com o indiano, Pramod Kumar Aggarwal, pelos trabalhos desenvolvidos na estreita relação entre a agricultura, o clima e o meio ambiente.

Os pesquisadores foram homenageados na cerimônia de abertura da 11ª Conferência Geral da TWAS, The Academy of Sciences for the Developing World (Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento), nesta terça-feira, dia 20. Os dois trabalhos foram escolhidos porque aumentam a compreensão sobre o provável impacto das alterações climáticas na agricultura.

A pesquisa do professor Pramod Kumar Aggarwal, do Instituto de Pesquisa Agrícola Indiano, localizado em Nova Délhi, foca no impacto das mudanças climáticas sobre a agricultura e o abastecimento de alimentos na Índia. Os estudos do pesquisador brasileiro, Carlos Clemente Cerri, lideraram o caminho na análise do impacto das práticas de uso da terra sobre o clima, especialmente no Brasil.

Cerri ganhou reputação internacional por seus estudos sobre as emissões de gases de efeito estufa, a partir da conversão de savanas e florestas tropicais, no caso específico da Amazônia, em lavouras agrícolas e pastagens. Suas pesquisas abriram novos caminhos detalhando a extensão das trocas de carbono que estão ocorrendo entre o solo e a atmosfera, com o rápido desenvolvimento da Amazônia, onde mais de 600 mil km2 de floresta tropical foram convertidos em terras para a agropecuária.

Cerri também desenvolveu uma metodologia de pesquisa e tecnologias inovadoras, para acompanhar a mensuração da quantidade de dióxido de carbono (CO2) que é liberado pela terra arada e pela decomposição de matéria vegetal. O pesquisador da USP tem sido um defensor influente da adoção de melhores práticas de gestão agrícola, como por exemplo, o plantio direto e cultivo mínimo para a redução do impacto da agricultura no aquecimento global.

Desafios ambientais

O alerta levantado pelos dois estudos eleitos, este ano, pelo Prêmio de Ciência de Trieste Ernesto Illy, demonstra que as mudanças climáticas já representam o maior desafio ambiental do mundo. Estas são questões que têm alimentado o debate, não apenas sobre o seu impacto potencial, mas também sobre as políticas e estratégias que devem ser adotadas para reduzir os riscos que elas representam.

Dessa maneira, a pesquisa conduzida por cientistas de vanguarda, como o brasileiro Cerri, e o indiano Aggarwal, está avaliando as dimensões desse desafio, oferecendo uma riqueza de informações para ajudar as políticas públicas, na elaboração de respostas eficazes para este problema mundial.

Sobre o Prêmio de Ciência de Trieste Ernesto Illy

O 5º Prêmio de Ciência de Trieste Ernesto Illy, instituído pela TWAS e pela illycaffè, com apoio da Fundação Ernesto Illy, foi projetado para trazer reconhecimento e mérito aos maiores cientistas do mundo em desenvolvimento que ainda não tenham sido honrados por outras organizações internacionais. O prêmio, sob o alto patrocínio do governo da Itália, é dedicado a Trieste, uma cidade do nordeste da Itália que ofereceu uma contribuição significativa para a promoção da ciência no mundo em desenvolvimento. O prêmio aborda os seguintes campos: as alterações climáticas e o seu impacto na agricultura dos países em desenvolvimento (2009), energia (2010), ciência de materiais (2011) e saúde humana (2012).

Sobre a TWAS The Academy of Sciences for the Developing World

TWAS, The Academy of Sciences for the Developing World (Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento), é a melhor academia para os cientistas desses países. Atualmente é composta por 900 cientistas eminentes, sendo mais de 80% deles provenientes de países em desenvolvimento, onde vivem e trabalham. Sediada em Trieste, na Itália, a TWAS patrocina um grande número de programas de pesquisa e formação de pesquisadores.

Sobre a Fundação Ernesto Illy

A Fundação Ernesto Illy, criada pela illycaffè e aberta a outros membros de apoio, nasceu com o objetivo de desenvolver e aumentar o patrimônio de idéias, atividades e sugestões que Ernesto Illy deixou como seu legado. Sua missão consiste em desenvolver o conhecimento, a ética e a sustentabilidade, promovendo a pesquisa como o principal meio para atingir a verdade e o progresso humano. As atividades da Fundação estão focadas, principalmente, sobre a ética, a sustentabilidade e a pesquisa científica da cultura do café.

Anna Illy Rossi, esposa de Ernesto e atualmente presidente honorária da illycaffè, é presidente da Fundação. Sua filha Anna Illy é a vice-presidente e seus filhos Francesco, Riccardo, e Andrea estão no Conselho de Administração presidido por Roberto Morelli, também à frente da Università illy del caffè.

Com informações da Illycaffè, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures