ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dados brasileiros ainda não têm a confiança do mercado internacional

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/03/2015

2 MIN DE LEITURA

4
0
Por Thais Fernandes

Nas últimas semanas um dos pontos mais debatidos entre produtores e agentes nacionais do mercado, foi o descompasso do mercado internacional de café com a realidade produtora do Brasil, maior produtor global do grão. De acordo com o presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Carlos Paulino, o mercado da espécie arábica – regido pela bolsa de Nova Iorque – age sob muita especulação e, em geral, não confia em números anunciados pelo Brasil. “Os dados brasileiros ainda não transmitem confiabilidade aos agentes do mercado internacional”, afirmou Paulino nesta quinta-feira (19/3), durante a Femagri, em Guaxupé (MG).

Foto: Divulgação / Femagri
 
Foto: Divulgação / Femagri

Na última semana, um estudo encomendado pelo Conselho Nacional de Café (CNC) a Fundação Procafé foi divulgado. Os dados deste levantamento apontam que a safra 2015 de café do Brasil ficará entre 40,3 milhões e 43,25 milhões de sacas de 60 kg, implicando quebra de 4,61% a 11,12% na comparação com as 45,342 milhões de sacas colhidas em 2014.

Para Paulino, iniciativas como a do estudo em campo da Procafé tendem a melhorar a confiança do setor internacional nas estimativas brasileiras. “Materiais apuradas em campo e que, com o tempo, se comprovem mais próximos a realidade devem ser mais bem vistos pelo mercado, mas isso leva tempo”, argumentou.

A previsão de quebra deste ano em relação a safra 2014/2015, que já havia apresentado queda de 7,7% ou 3,8 milhões de sacas a menos que as 49,1 milhões produzidas na safra anterior, não surtiu efeito imediato no mercado internacional. Do dia da divulgação, 12 de março, até os primeiros sinais de alta das cotações cafeeiras, foram 3 dias úteis, quando no dia 16 as negociações do café arábica voltaram ao campo positivo no mercado internacional, na bolsa de Nova Iorque.

Uma das mais tradicionais empresas de exportação de café do País, o Escritório Carvalhaes vinha criticando as baixas do mercado em seus boletins semanais. Em 13 de março, a exportadora e corretora de café de Santos (SP), afirmou em seu último boletim: “Os operadores em Nova Iorque conseguiram ficar com toda a desvalorização do real frente ao dólar. Ignoram os fundamentos e conduzem as cotações como bem entendem. Trabalham com análise gráfica, ‘financeirizando’ a operação dos contratos”.

Sobre a estimativa produzida pela Fundação Procafé, o Escritório afirmou, que o estudo havia sido ignorado pelos operadores em Nova Iorque, quando na data os contratos de café com vencimento em maio próximo na ICE fecharam com baixa de 240 pontos. “Já haviam ignorado a estimativa da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, que no seu primeiro relatório para a safra cafeeira 2015/2016 projetou uma colheita de 44,11 a 46,61 milhões de sacas”.

Como justificativa para a rejeição do mercado aos números das estimativas, o Escritório apontou os embarques recordes brasileiros em 2014 e os bons embarques em janeiro e fevereiro deste ano (a soma dos embarques nos dois primeiros meses de 2015 é praticamente a mesma dos dois primeiros meses de 2014).

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIO DORNELLES DE ALVARENGA

PERDÕES - MINAS GERAIS

EM 15/05/2015

Os embarques recordes foram conseguidos com larga ultilização dos estoques remanescentes,que qdo terminarem serão substituidos com a mega safra do USDA.Só naõ entendi como vamos exportar esta safra dos gringos,se la naõ tem cafe.kkkkkAh! a safra é aqui no brasil???A onde será que tem este cafe todo???

Fica dificil levar este povo a serio,só fazendo gozaçaõ.
NISIO JOSE SOARES

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 24/03/2015

No mundo real e cotidiano dos tempos contemporâneos, dinheiro é poder. Pouco importa se alguma entidade, fundação, universidade, órgão publico de país subdesenvolvido ou  país emergente (para dizer um sinônimo mais elegante)  apresenta sua pesquisa, estudo ou qualquer trabalho mais profundo. Os grandes fundos com sua imensa capacidade financeira e seus punhos rendados vão no endeusado mercado e determinam os preços e pronto. Os países produtores na ausência de  política de apoio e fomento a cadeia de industrialização e comercialização, tornam-se reféns destes preços depreciados formados pela jogatina destes fundos.
ROBERTO ROSA MACHADO

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - ESTUDANTE

EM 23/03/2015

NY ainda está aproveitando o pouco tempo que resta para ganhar em especulações. A realidade é outra e sábio é aquele que está encarando o mercado de forma transparente e justa, o mercado será para os que possuem credibilidade.
ROBERTO ROSA MACHADO

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - ESTUDANTE

EM 23/03/2015

NY ainda está aproveitando o pouco tempo que resta para ganhar em especulações. A realidade é outra e sábio é aquele que está encarando o mercado de forma transparente e justa, o mercado será para os que possuem credibilidade.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures