ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

El Niño não afetará produção de café da Colômbia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/08/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
Foto: Café Editora
Foto: Café Editora

O gerente técnico da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia, Carlos Armando Uribe Fandiño, disse que o El Niño não deverá afetar a produção de café do país. Segundo ele, enquanto há uns meses a perspectiva era de que havia 80% de possibilidade de ocorrência desse fenômeno climático, essa porcentagem agora é de 50%. Espera-se que ocorra entre dezembro desse ano e março de 2015.

Segundo o funcionário, deve-se levar em conta que em algumas regiões o fenômeno deixa efeitos positivos, devido ao impacto pela concentração da floração, ao se acentuar a deficiência hídrica. “Para a zona cafeeira que é mais conveniente o El Niño, porque deve-se lembrar que a onda de inverno de alguns anos atrás deixou os cafezais com 40% de broca”.

No entanto, ele disse que a preparação para mudanças climáticas seguem em marcha, pois não somente em curto prazo se vislumbram efeitos, mas também, é necessário estar preparados para os próximos anos, pois se tem previsto que a temperatura aumentará em 2 graus centígrados.

Segundo o Centro de Pesquisas de Café (Cenicafé), os impactos do El Niño serão muito positivos, sobretudo nas regiões com altitudes superiores a 1.500 metros sobre o nível do mar, incluindo a Zona Andina Central e em 1.200 metros, nas zonas Atlântica e Oriental no país.

O gerente destacou que a colheita desse ano será de cerca de 11,5 milhões de sacas, representando 5 bilhões de pesos (US$ 2.66 mil) em receitas para 590 municípios cafeeiros. Ele disse que o comportamento da produção é relevante, tendo em conta que nos últimos 12 meses, foram produzidas 11,7 milhões de sacas.

O Cenicafé desenvolveu uma plataforma web com os dados de monitoramento do clima durante os últimos 65 anos.

O pesquisador do Centro, Néstor Riaño, disse que a plataforma, Agroclimática del Café (https://agroclima.cenicafe.org), projeta-se como uma ferramenta básica de apoio à tomada de decisões, que permitirá aumentar a certeza no momento de decidir com relação ao manejo de cultivo. Além disso, permite a exibição de informações históricas da rede de estações convencional e o acesso às informações agroclimáticas de interesse para os cafeicultores, técnicos e pesquisadores.

A reportagem é do https://www.lapatria.com / Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures