ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia propõe acordo com indústria mundial

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/12/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Colômbia retomou sua liderança como porta-voz de temas importantes do setor de café e assim o demonstrou durante a Semana Internacional do Café (Sintercafé) na Costa Rica. Na ocasião, o país propôs fazer um acordo de sustentabilidade econômica com a indústria mundial, que leve em conta como peça primordial a rentabilidade do cafeicultor.

Esta proposta – que foi muito bem acolhida entre os participantes – foi apresentada pelo gerente geral da Federação Nacional de Cafeicultores (FNC), Roberto Vélez Vallejo, durante este encontro que contou com participação de representantes de México, Honduras, Guatemala, Peru e Colômbia, assim como da indústria cafeeira da América do Norte, Europa e Ásia.

“O que buscamos com esta proposta é alcançar um acordo com toda a indústria que se concretize nos níveis de preços que tornem a atividade cafeeira uma atividade rentável e sustentável economicamente para o cafeicultor, assim como é para a indústria”.

Agora e com o objetivo de consolidar esta proposta, a Colômbia a apresentará no marco da Conferência Mundial de Café, evento que será realizado pela Organização Internacional de Café (OIC) em março na Etiópia do qual participam países que representam 94% da produção mundial e mais de 75% do consumo mundial de café.

“É nosso dever proteger o meio-ambiente e as comunidades em seu conjunto; mas se a atividade de cada cafeicultor não é rentável, não sobrará meio-ambiente nem comunidades cafeeiras para cuidar no futuro, pois a cafeicultura desaparecerá”, disse o gerente geral da Federação de Cafeicultores.

Se essa medida fosse acolhida, beneficiaria diretamente mais de 22 milhões de pessoas que trabalham no processo produtivo do grão a nível mundial (2,3 milhões na América Central, 2,2 na América do Sul, 12,1 na África e 5,5 milhões na Ásia).

“Com os preços de hoje, dificilmente se pode esperar que a cafeicultura sobreviva. Estamos buscando que a indústria reconheça que o cafeicultor faz um grande esforço visando a qualidade e a sustentabilidade, que deve ser reconhecida. A viabilidade de toda a cadeia, começando na fazenda, é corresponsabilidade de todos os elos da mesma”.

Na Colômbia, 500 mil famílias se dedicam ao cultivo de café. Ainda que a extensa renovação de cafezais tenha elevado a produtividade geral e cada vez mais famílias tenham apostado na produção de cafés especiais, que as ajudam a proteger-se da volatilidade do preço internacional e de fatores externos como a taxa de câmbio, um número importante de famílias segue afetado por altos e baixos do preço internacional.


As informações são do https://www.federaciondecafeteros.org / Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures