ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conilon de Rondônia é sensível em boas práticas, diz chefe da Embrapa Satélite

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/04/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes, de São Paulo (SP)

O clima e o papel fundamental da agricultura brasileira em se aliar ao meio ambiente, em lugar de aderir ao embate, foi debatido no evento organizado pela maior cooperativa de café do mundo, a Cooxupé. O Brazil & Sustainable Coffee Conference ocorreu em São Paulo (SP), nesta terça-feira (25/4) e teve como palestrantes Marcelo Furtado, diretor-executivo do Instituto Arapyaú e facilitador na Coalition Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, Evaristo Eduardo de Miranda, chefe geral na Embrapa Monitoramento por Satélite, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, diretor da Canaplan e Eduardo Leduc, Vice-presidente Sênior da Unidade de Proteção de Cultivos da Basf para a América Latina.
Com dados comparativos entre Brasil e exterior, Evaristo Eduardo de Miranda, chefe geral na Embrapa Monitoramento por Satélite, apresentou que o bom desempenho da agricultura no Brasil tem crescido. “Até 11% das florestas estão nas propriedades rurais. Esse número deve aumentar ainda mais com a precisão que o CAR vai gerar”, pontuou Miranda sobre as áreas preservadas no país.

Foto: Ricardo Dias. / Cooxupé

Contudo, questionado sobre os pontos frágeis da atividade agrícola brasileira, Miranda apontou que está na espécie robusta a oportunidade de melhora. “Se existe um ponto que ainda pode melhorar em relação ao café, eu diria que está entre a produção de conilon. Especialmente em Rondônia, ainda são produtores muito simples que cultivam e, por isso, boas práticas mais básicas ainda faltam ser implementadas”, afirma. O pesquisador acompanha a produção no estado há pelo menos 30 anos e acredita que na espécie robusta a “agricultura ainda é de mineração, ou seja, não utiliza calcário, complemento de nutrientes, por exemplo”, ponderou o pesquisador.

O que falta no setor do robusta e, especificamente em Rondônia ainda são entidades que abracem e englobem o trabalho dos produtores. “Justamente o respaldo que uma cooperativa, como a Cooxupé, pode dar é o que faz a diferença no trabalho da cafeicultura nacional. Isso levou o café à frente e o cooperativismo tem um papel fundamental ainda pouco debatido”.


OPORTUNIDADE
Miranda lembra que no estado a atividade ainda é implementada por pequenos produtores e não possui grande atrativo. No entanto, estudos da Embrapa Rondônia tem apontado potencial no cultivo. Em artigo, Leonardo Ventura de Araújo é mestre em Economia e analista da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia, apontou que as variações positivas no preço do café têm despertado o interesse e incentivado o cultivo deste grão em Rondônia.

O levantamento dos custos de produção do café realizado pela Embrapa Rondônia, em parceria com a Emater-RO e produtores de café no interior do estado, aponta que, em uma propriedade de cinco hectares – módulo padrão das lavouras de café em Rondônia –, o lucro líquido anual médio é de quase R$ 6 mil por mês, aproximadamente seis salários mínimos (Tabela 1). Esta remuneração foi calculada com base nos anos de produção da lavoura, do 3º ao 11º anos após o plantio. Confira aqui o estudo, com tabelas e mais dados sobre a cafeicultura em Rondônia. https://www.cafepoint.com.br/blogs/espaco-aberto/rentabilidade-da-producao-de-cafe-anima-produtores-de-rondonia-104887n.aspx

 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures