ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Workshop leva abordagem Café&Clima para região do Sul de Minas

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 24/10/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

O município sul-mineiro de Alfenas recebe nesta semana o Workshop da Iniciativa Café&Clima, promovido pela Fundação Neumann. A entidade atua no Brasil desde 2007, com a proposta de promover ações que melhorem os meios de subsistência dos agricultores familiares de café, desenvolvendo capacidades de adaptação e organização empresarial, para contribuir com a sustentabilidade das atividades.

No workshop, participarão cooperativas e empresas parceiras da iniciativa pública e privada. A programação do evento conta com palestras do professor da Ufla Luiz Gonzaga de Carvalho, do Núcleo de Agrometeorologia e Climatologia, Celina Xavier de Mendonça, gerente de Projetos da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério de Meio Ambiente (MMA), Ruiz Cardenas, consultor independente que atualmente trabalha com pesquisas correlacionadas às Estatísticas em Ciências Ambientais e Mudanças Climáticas e, Máximo Gerardo Ochoa, diretor técnico Fundação Neumann facilitador das Atividades de Campo e Iniciativa c&c.

Foto: Divulgação/ Fundação Neuman
Produtor Savio Freire de Carvalho da cidade de Perdões-MG

 

Iniciativa café&clima
Diversos estudos científicos e notícias sobre fenômenos meteorológicos evidenciam que o clima está se tornando cada vez mais variável e extremo em quase todo o planeta, afetando a produção agrícola e prejudicando de forma visível as famílias agricultoras que dependem do café. A variabilidade climática exacerbada em um ambiente de mudanças é o principal fator responsável pelas oscilações e frustrações da produção de café no Brasil.

Conheça como funciona a Iniciativa, no vídeo produzido por eles:




Para enfrentar esta questão surge, em 2010, a Iniciativa café&clima (c&c), uma aliança pública global e privada com objetivo de capacitar os produtores. Para isso, a c&c combina conhecimentos científicos com métodos de produção validados; identifica os riscos específicos em cada localidade e identifica ferramentas práticas de fácil aplicação; cria redes envolvendo atores relevantes; e aplica um enfoque pré-competitivo que inclui toda a cadeia de valor.

A abordagem c&c em uma primeira fase foi implementada em projetos piloto no Brasil, Tanzânia, Trifinio (Guatemala, Honduras, El Salvador) e Vietnã atingindo mais de 3.000 produtores familiares. As lições relevantes desta fase incluem a metodologia para a aplicação da abordagem c&c ao nível das comunidades, o uso de práticas de adaptação dos sistemas, os indicadores de avaliação de sua eficiência, e as estratégias de articular os atores da cadeia para criar de espaços de debate, reflexão e réplica. Os elementos foram fundamentais para o desenho de uma segunda fase da c&c que, até 2019, visa aumentar a escala de produtores para que encontrem respostas práticas aos desafios das mudanças climáticas através da aplicação de medidas de adaptação e mitigação.

Objetivo
Os objetivos específicos do treinamento são:

a) Desenvolver a metodologia da abordagem c&c para a região do Sul de Minas com a participação de pesquisadores, técnicos e produtores representantes dos diferentes atores do setor público e privado da região.
b) Identificar as ameaças climáticas da região e estabelecer medidas de adaptação e mitigação aplicáveis para a cafeicultura da região.
c) Estabelecer um plano conjunto de ação orientado a sensibilizar, projetar e acompanhar os produtores na busca de respostas dinâmicas e efetivas aos efeitos das mudanças climáticas.


Serviço
II Workshop da abordagem c&c na região Sul de Minas
Onde: Hotel Class Alfenas - Alfenas (MG)
Quando: 25, 26 e 27 de outubro
Hora: 8h
Mais informações: https://www.coffeeandclimate.org/

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures