ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Roteiro Café com Cachaça leva turistas para degustar bebidas premiadas

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 01/09/2014

2 MIN DE LEITURA

2
0
Da redação

Tomar uma xícara de café ao acordar ou após o almoço é prática comum de muitos brasileiros. Alguns, também, não deixam de degustar uma dose de cachaça antes das refeições para apurar o paladar.

Duas das bebidas mais típicas de nossa culinária, o café e a cachaça agora andam juntas em um roteiro de turismo rural pelo sudeste de Minas Gerais. Denominado Café com Cachaça, o passeio reserva aos visitantes a oportunidade de conhecerem os processos produtivos artesanais das duas bebidas, produzidas por agricultores familiares.

Foto: Felipe Gombossy/ Café Editora
 
Foto: Felipe Gombossy/ Café Editora


Além de degustarem produtos premiados. O programa pode durar um ou dois dias e passa por três municípios mineiros: Viçosa, Araponga e Guaraciaba. “Minas Gerais é a capital da gastronomia e dois produtos importantes do estado são o café e a cachaça, que já vêm sendo premiados há tempos. Então, nós unimos esses dois elementos e estamos trabalhando para os visitantes terem um conhecimento mais técnico de produtos trabalhados e de alta qualidade”, conta Renato Cardoso, coordenador do Roteiro Café com Cachaça.

Segundo o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Onaur Ruano, a produção familiar é um atrativo turístico que valoriza a regionalidade local. “As atividades produtivas da propriedade familiar são atrativas porque mostram as vivências no campo, assim, o turista interage com todo processo e contribui na geração de renda e agregação de valor dos produtos e serviços da agricultura familiar”, avalia.

Melhor café de Minas Gerais
Certificado há oito anos para produzir café orgânico, o agricultor familiar Edmar Lopes cultiva o produto a mais de 1.572 metros de altitude, o que influencia nas características de aroma da bebida. O resultado do trabalho são os prêmios: a família já ganhou por duas vezes a comenda de melhor café do Estado.

Edmar recebe pelo menos 20 visitantes por mês em sua propriedade, o Sítio Cantinho da Saudade, que fica no município de Araponga. Ele explica que as visitas são pedagógicas e detalha como são os passeios. “Nós mostramos desde o princípio da produção. Como é uma propriedade orgânica, como é o manejo do solo, depois levamos os visitantes para a seleção do café, o torrador, a secagem. Eles passam a conhecer todo o processo”, afirma.

A produção total de café do sítio varia entre duas e três toneladas por ano. A maior parte da venda é feita via cooperativa, mas o objetivo é aumentar a venda nas visitas. “Hoje eu vendo uns 10% do café produzido nas visitas à propriedade. Nosso objetivo é dobrar esse número com o Roteiro Café com Cachaça”, acrescenta o produtor.

Investimento
Há duas formas de se fazer o passeio. O roteiro de um dia custa R$ 120 e o de dois dias sai por R$ 350, por pessoa, já inclusos hospedagem e alimentação. O grupo, de no mínimo oito pessoas, sai de Viçosa ou de Guaraciaba e passa por três propriedades da agricultura familiar, além do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. Os interessados podem encontrar mais informações no site https://www.serrasdeminas.org.br/.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 02/09/2014

Bom dia José, tudo bem?



Obrigada pela observação. Já corrigimos o texto!



Um abraço,

Equipe CaféPoint
JOSÉ ANTÔNIO REIS

VIÇOSA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/09/2014

Só uma correção:

Verifiquem, por favor, que Arapongas é um município localizado no norte do Paraná, o que não corresponde ao município mineiro de Araponga.



att.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures