ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia busca recuperar compradores de café e conquistar mercados

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/05/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
Os cafeicultores da Colômbia lutam para recuperar o terreno perdido, enquanto buscam novos mercados para colocar sua produção, que esse ano chegará a 10 milhões de sacas de 60 quilos, disse o gerente da Federação Nacional de Cafeicultores.

A Colômbia sofreu em 2012 sua pior colheita em mais de três décadas – 7,74 milhões de sacas -, devido a um plano de renovação de cultivos e fortes chuvas que não deixaram cumprir com suas metas nos últimos quatro anos.

Muitos compradores tradicionais de café da Colômbia buscaram novos fornecedores em países centro-americanos e inclusive alguns da América do Sul, como Equador e Peru.

“Vemos que a cafeicultura centro-americana tem um gravíssimo problema de envelhecimento”, disse o gerente da Federação, Luis Genaro Muñoz no Fórum da Reuters sobre Investimentos na América Latina, estimando que o envelhecimento junto com a ferrugem poderiam afetar até 3 milhões de sacas centro-americanos. “Aqui, haverá um espaço de mercado interessante que obviamente vamos conquistar”.

Muñoz confiou que o país alcançará a meta de produção de 10 milhões de sacas esse ano para começar a aumentá-la à medida que o mercado demande e anunciou um aumento da fertilização de cultivos para obter uma alta produtividade.

A Colômbia consome atualmente cerca de 350.000 toneladas de fertilizantes por ano e a meta é elevar isso para 500.000 toneladas, com uma redução dos preços dos químicos, disse Muñoz.

Ele prognosticou uma recuperação dos preços pela menor oferta esperada dos países centro-americanos, uma oportunidade que não deixarão passar os cafeicultores colombianos. “Estamos trabalhando para voltar aos países que foram tradicionalmente consumidores de café da Colômbia e que, em alguma proporção, variaram sua mistura como consequência da queda da produção e dos preços relativamente bons ou dos preços superiores que os arábicas tiveram”.

A Colômbia conta atualmente com mais de 938.000 hectares cultivados de café, dos quais 650.000 estão renovados, tecnificados e resistentes à ferrugem. Mais de 566.000 famílias derivam seu sustento da produção de café nesse país sul-americano e vem enfrentando os baixos preços internos, a valorização da moeda e uma queda nas cotações internacionais.

Os principais mercados do café colombiano são Estados Unidos e Europa, mas o país está abrindo espaço em continentes como a Ásia.

Muãnoz anunciou que o processo de expansão de Juan Valdez, uma reconhecida marca que tem 172 lojas na Colômbia e 43 no exterior, continuará com abertura no Peru, Equador, México e no estado norte-americano da Flórida. Inclusive, as lojas chegarão ao Oriente Médio, com pontos de venda em Dubai e Kuwait. Somente no Peru esse ano está prevista a abertura de 15 lojas e um número similar em 2014.

A reportagem é da Reuters, traduzida e adaptada pelo CaféPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures