Safras & Mercado : comercialização de café 11/12 do Brasil atinge 85% até fevereiro
A comercialização de café do Brasil no ciclo 2011/12 atingiu 85 por cento da safra até fevereiro, equivalente a 40,47 milhões de sacas de 60 kg, mas ligeiramente abaixo de igual período do ciclo anterior, de acordo com estimativa da Safras & Mercado. Segundo a consultoria, no mesmo período da safra anterior, 2010/11, os cafeicultores haviam comercializado 87 por cento da produção estimada.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Segundo a consultoria, no mesmo período da safra anterior, 2010/11, os cafeicultores haviam comercializado 87 por cento da produção estimada.
Os negócios ganharam mais ritmo em fevereiro, diante da melhora no interesse de venda das últimas semanas, informou a consultoria.
"A confirmação da queda nos preços e o fantasma da safra nova que se aproxima explicam o interesse de venda. Isso não significa pressão vendedora, apenas uma maior predisposição à venda", disse o analista sênior Gil Barabach, da SAFRAS & Mercado, em comunicado. A safra brasileira de café vai de julho a junho.
Safra Nova
Com relação à safra nova 2012/13, o analista disse que as vendas antecipadas da produção estão bem abaixo do normal para o período.
"Nas regiões de negociação mais dinâmicas, onde o normal seria negociar algo entre 30 por cento a até 35 por cento da safra antecipadamente, o comprometimento gira em torno de 15 por cento a 20 por cento", apontou a consultoria.
Barabach afirma que o produtor ainda está "arredio" à venda antecipada, ainda se recompondo da frustração com a queda do mercado internacional.
Nos últimos meses os preços de café entraram em tendência de queda. Na sexta-feira, o contrato maio do café arábica fechou em baixa de 2,95 centavos, a 1,8235 dólar por libra-peso.
A safra 2011/12 é estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no intervalo entre 49 milhões e 52,3 milhões de sacas, podendo atingir recorde para um ano de ciclo de alta na produção de café arábica.
As informações são da Agência Reuters, adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!