ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Safra 2013/14: 2° levantamento da Conab indica 48,59 milhões de sacas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/05/2013

1 MIN DE LEITURA

7
0
A produção nacional de café (arábica e conilon ou robusta), safra 2013/14 é de 48,59 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado. É o que aponta o 2º levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado hoje (14) em Brasília. Se confirmada, esta será a maior safra de ciclo de baixa bienalidade já produzida no país. 

O resultado apresenta uma redução de 4,4% ou 2,23 milhões de sacas a menos, quando comparado à produção obtida na temporada anterior de 50,83 milhões de sacas. A queda se deve ao ciclo de baixa bienalidade na maioria das áreas do café arábica, que teve menos 5,1% ou 1,94 milhão de sacas, e menos 2,4% ou 298 mil sacas do conilon. Com isto, a produção do arábica chega a 36.407,6 mil sacas, 74,9% do volume produzido no país, enquanto que a do conilon vai a 12.184,4 mil sacas ou 25,1% do total nacional.

O estado de Minas Gerais, com 25,21 milhões de sacas de café arábica beneficiado é o maior produtor nacional. Já o robusta tem no estado do Espírito Santo o maior produtor dessa espécie, com 9,25 milhões de sacas.

Área - A área plantada com as espécies arábica e conilon totaliza 2.341,73 mil hectares. O resultado mostra um crescimento de 0,54% sobre a área de 2.329,36 mil hectares da safra anterior, com um aumento de 12.370 hectares. Minas Gerais concentra a maior área com 1.221,04 mil hectares, com predominância da espécie arábica de 98,8%. A área total estadual representa 52,66% da área cultivada nacional. A segunda maior participação é do conilon, no Espírito Santo, com 498.952 hectares. Desses, 311.067 hectares são do conilon e 187.885 hectares do arábica.

As informações são de Raimundo Estevam / Conab, adaptadas pelo CaféPoint.
 

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO CARLOS REMÉDIO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 16/05/2013

Porque nós produtores de cafés do Brasil não iniciemos uma campanha para diminui nossa produção ? Ou  nos acostumamos com a "Miséria" ou estamos esperando o vizinho fazer por nós? Cafeicultores, café não se produz nas "Bolsas" mundo afora; somos nós, os produtores!
WILLIAN JOSÉ GOULART

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/05/2013

caros colegas, sem duvida temos que diminuir a produção, e há maneiras saldáveis de se fazer isso através de podas, e arranque de talhões menos produtivos e velhos para no futuro plantar com espaçamento adequado. mas o que eu realmente acredito é que nos produtores devemos nos questionar, sempre quando vem alguém dizendo, "as perspectivas são boas", "o preço vai melhorar no futuro", "temos que produzir mais qualidade", entre outras tantas frases propagandosas que escutamos todos os dias, que entram no nosso subconciente nos forçando a tomar decisões precipitadas. Temos que nos perguntar a quais interesses estão por traz  dessas propagandas, para não sermos ingênuos como ovelhas que correm para a boca do lobo. pois por traz de cada declaração de um agente do mercado ou autoridade seja lá o que for existe um INTERESSE.
JONAS TORRES

ALFENAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/05/2013

Concordo plenamente...Produzir menos e com qualidade!!! E aprendermos a ser realistas....A safra ano passado mais uma vez se mostrou maior que o anunciado pela conab...é só pegar exportação, consumo interno e o que dizem que está sobrando além do que tínhamos no ano passado. Com o que exportamos e consumimos nenhuma cooperativa poderia estar relatando ter mais café que na mesma época do ano passado.

Chega de ser enganado gente, isso já passou da conta!!! temos que cortar drasticamente a produção...aqui em minas se plantou café até no acostamento nas rodovias, porque falaram que teríamos 5 anos de ótimos preços. Na verdade, o que queriam dizer é daríamos mais 5 anos de lucro aos outros participantes do negócio café as custas de nosso trabalho e prejuízo.

Ou corta a produção, ou corta a produção!!! De outro modo serão mais 5 anos torcendo por um evento climático nas lavouras do outros!!!
FELIPE DE MEDEIROS RIMKUS

GARÇA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/05/2013

Boa tarde,

Tenho que concordar com a opinião dos colegas, que estamos com excesso de produção. Em segundo lugar devo destacar que em minha opinião a safra realmente vai ser grande mas um pouco abaixo do declarado e por ultimo devo lembrar que ao que parece só esqueceram de avisar ao mercado que o Brasil tem uma politica de preços minimos; pois mesmo com alteração de tal, só tenho percebido alteração nas cotações passadas nos jornais ou informativos....no fisico não tenho percebido nenhuma transformação,  gostaria de saber como está em outras regiões.

Continuo a pensar que toda e qualquer politica que remeta a retenção vai ser extremamente prejudicial ao país, temos que urgentemente colocar uma avalanche de café no mercado, a transferência de custos para nossos concorrentes e para o final da cadeia é que passarão a transparecer o real valor de nosso produto.

Por curiosidade aguardo manifestações sobre o comportamento do mercado em suas regiões, meus sinceros votos de coragem a todos que como eu ainda se atrevem a produzir.
AGENCIAGRO

VARGINHA - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 15/05/2013

Penso em concordar com o Sr. João Carlos Remédio.

De que nos tem valido alta produção ? Temos ofertado no mercado mais café ( inclusive de qualidade ) e proporcionando aos compradores "ferramentas" para baixar os preços. Não seria melhor produzirmos menos ( com qualidade ), desabastecer o mercado e colocarmos preços no nossos produtos ?
MAQUECELIA VILELA

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/05/2013

cafe conilon no espirito santo devera ter uma perda de aproxidamente 20 % a 30% em funçao das condilçoes adversas muita chuva nas floradas e altas temperaraturas com estigem prolongadas na formaçao do fruto, nossas lavouras irrigadas ja colhemos 30% da safra  e a perda e de 25% e na realidade a conab inflando a safra>
JOÃO CARLOS REMÉDIO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/05/2013

Com esses números, e tudo correndo dentro da normalidade, sem contra-tempos, não têm como os preços reagirem, obedecendo uma mesma lógica. Se nós cafeicultores, não pensarmos em reduzir a produção , venderemos cafés abaixo dos custos, como estavos fazendo agora. Sei que é uma decisão difícil, mas, será a mais acertada. Pensemos nisso com seriedade e serenidade!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures