ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fórum apresenta os desafios da irrigação no Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/03/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
O secretario nacional de Irrigação, Guilherme Augusto Orair, esteve na abertura da Fenicafé e fez um panorama da situação atual da irrigação no cenário brasileiro.

A irrigação é uma prática agrícola que permite manter um suprimento regular de água para as plantas e, associando às demais práticas, torna-se um fator de garantia da produção. Atualmente, a irrigação representa 5,5 milhões hectares em termo de área produzida pela agropecuária no Brasil. O secretario nacional de Irrigação, Guilherme Augusto Orair, esteve na abertura da Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, e fez um panorama da situação atual da irrigação no cenário brasileiro. Ele também apontou as principais deficiências no sistema e a importância das ferramentas de georreferenciamento e territorialidade para melhorar a agricultura irrigada no país. "A demanda por alimentos e as mudanças climáticas exigirão investimentos de US$ 1,12 trilhão em irrigação agrícola e preservação de solos em países em desenvolvimento até 2050", salienta Orair.

Para ele, o grande desafio da agricultura irrigada é adotar os avanços em tecnologia, melhoria do manejo e de gestão, com sustentabilidade ambiental; utilizando a irrigação como instrumento de desenvolvimento econômico e inclusão social. “O importante é reconhecer que a atividade agrícola é um negócio. E se é um negócio envolve riscos, por isso temos que tratar o sistema como um todo, fazendo a redução de risco por parte dos agentes privados e também por parte das instituições públicas”, analisa.

Em sua palestra, Orair disse que o que mais dificulta a expansão da irrigação é a adequação à legislação ambiental; a concessão de outorgas d’água; a oferta de infraestrutura, principalmente energia e reservação de água, nas áreas potenciais e a disponibilidade de crédito.

De acordo com a política nacional de irrigação, “a implantação de projeto de irrigação dependerá de licenciamento ambiental e já as obras de infraestrutura de irrigação, inclusive os barramentos de cursos d’água que provoquem intervenção ou supressão de vegetação em área de preservação permanente, poderão ser consideradas de utilidade pública para efeito de licenciamento ambiental, quando declaradas pelo poder público federal essencial para o desenvolvimento social e econômico.”

Debate - O café é o principal produto de exportação do agronegócio mineiro e é vendido para mais de 60 países do mundo. Valorizar a produção e os produtores do Estado é colocar o café mineiro em um lugar de destaque no mercado mundial, criando novas oportunidades de negócio, agregando valor e fortalecendo as marcas certificadas. "Atualmente, apenas 10% do café do Brasil é irrigado. Porém, esta cafeicultura produz 1/3 do café nacional, graças à tecnologia empregada, que alia a produtividade à qualidade", afirma o coordenador do núcleo de cafeicultura irrigada da Uniube, André Luís Teixeira Fernandes.

A matéria é da organização do evento, adaptada pelo CaféPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures