ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Agroconsult: safra 2011 deve alcançar 46 mi sacas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/12/2010

1 MIN DE LEITURA

10
0
A Agroconsult estima que a produção de café do Brasil em 2011 será de 46 milhões de sacas de 60 kg ante 52 milhões de sacas este ano. A estimativa ainda não leva em conta os efeitos do fenômeno La Niña sobre as lavouras ´´Ainda não temos a real dimensão do fenômeno (La Niña) nos cafezais´´, informou o diretor da Agroconsult, André Pessoa.

A produção brasileira de café em 2011 será naturalmente menor do que a deste ano por causa da característica de bienalidade da cultura (anos de safra ´cheia´ são seguidos de safras menores). A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima a safra 2010 em 47,2 milhões de sacas A primeira projeção da Conab sobre a safra 2011 será divulgada no dia 14 de dezembro.

A menor produção de café no Brasil no ano que vem será um dos fatores que impedirão uma recomposição dos estoques mundiais que, segundo Pessoa, estão baixos. Nesse sentido, ele não vê perspectiva de queda nos preços do grão. Este ano, a cotação do contrato futuro de café arábica na Bolsa de Nova York acumula valorização superior a 40%.

Pessoa participou do evento ´´Expectativas do Agronegócio para 2011´´, promovido pelo Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), órgão técnico estratégico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), realizado na sede da Sociedade Rural Brasileira (SRB), em São Paulo

As informações são de Ana Conceição, para Agência Estado, adaptada pela Equipe CaféPoint.

10

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MAX ANDERSON PREZOTTI

LINHARES - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/12/2010

Penso que deveriamos via cooperativas, associações ou menso produtores individuais, processarmos por danos morais firmas como esta que fazer essas previções especulativas e que nos abate moralmente pois somos de vergonha na cara e boa indole.
JULIANO MIRANDA PIEDADE

TRÊS PONTAS - MINAS GERAIS - VAREJO

EM 09/12/2010

A previsão de safra da agraconsult deve estar igual à previsão do tempo, na época da florada: diziam que ia chover tantos milimetros e não chovia nada... agora dizem que vamos colher tantas sacas e depois...
ALEMAR BRAGA RENA

VIÇOSA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/12/2010

Vocês já ouviram falar dos "abutres de plantão"? Olha eles aí otra vez geeeente...!! Não foi um presidente francês quem disse, mas "este país não é sério", mesmo. "É uma vergonha" e "está tudo dominado"!
MARIO DORNELLES DE ALVARENGA

PERDÕES - MINAS GERAIS

EM 08/12/2010

Gostaria que os participantes desde site perguntassem a nossa bela editora,o porque de abrir espaço para tantos ´´analistas" que de tanta besteira , nada mais fazem do que desorientar toda a cadeia do café. Estas previsoes todos sabemos que de tanto manipuladas,levou empreas e produtores a falencia.Voces cafeicultores sabem a quem ouvir,temos excelentes estencionista não comprometidos com o mercado que podem nos acessorar quanto ao tamanho desta e da proxima safra.
CARLOS ALBERTO DE CARVALHO COSTA

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/12/2010

A quantidade de pessoas envolvidas junto à  CONAB para fazer uma previsÃão de safra é imensa em todos os estados brasileiros. Por isso muito me admiro que uma firma como essa, Agroconsult, instalada em um estado como São Paulo, que nem é o primeiro e nem o segundo produtor de café do país, faça uma previsão irresponsável desta, não falando nem os métodos usados para tal previsão, está até aparecendo as entidades de pesquisa eleitoral no primeiro turno que nÃão deu uma dentro. Ela simplesmente está tentando desestabilizar o mercado cafeeiro por motivo escusos.

Carlos Alberto de Carvalho Costa/produtor de café em Muqui-ES
ERÁSIO JR.

FRANCA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/12/2010

O Sr. diretor da Agroconsult não deve ter andado no campo ainda, nas lavouras de café depois da florada de outubro para ter a confirmação dessa expectativa de safra. Eu que venho há anos tendo lavouras novas, entrando em produção todo ano, meu histórico de produtividade nas lavouras de 1º carga é muito maior que desse ano que entrará, em 2011.
A lavoura nova, de 2 anos, ficou um ´´veu de noiva´´, totalmente branca de flores, linda pela florada que ocorreu, mas sem sucesso. É decepcionante ver o pegamento dos chumbinhos; estâo muito ralas as rosetas nos ramos por ocorrência da seca desse ano.
Também nas lavouras que terâo a 2º produção, com o mesmo histórico de anos anteriores de outras lavouras do mesmo ciclo, a quebra tb é enorme desse ano.
Não adiantou a uniformidade da florada que ocorreu pelo estresse hidrico, porque a seca excedeu e prejudicou a plantação.
Ainda faço uma observação importante, que è estar localizado numa região privilegiada, por ter solo fértil, altitude e clima extremamente favorável, que é a Mogiana e sudoeste mineiro.
Hoje tenho uma previsão de 30% de quebra nas lavouras de 1º carga, com o mesmo histórico de produção dos anos anteriores.



MARCELO REIS PEREIRA

SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/12/2010

Faço Algumas ponderações ou melhor perguntas aos números desta empresa;

1 -Quantas propriedades e regiões foram amostradas?

2 - Em qual periodo foi feito o levantamento?

3 - Quantos técnicos estavam envolvidos neste trabalho

4 - Qual a capacitação destes técnicos?

5 - Foi levado em conta o abortamento ocorrido pós florada?

6 - Quantos hectares estão em produção?

7 - Qual foi a estratificação das amostragens? Tamanho de propriedade?

Num momento como este fazer uma divulgação como este é prematura pois a maioria dos produtores ainda não conseguiram ainda fazer um levantamento com segurança de sua safra.

Fazer previsões em cima de dados estatisticos no escritório e com ar condicionado é muito fácil, difícil é acertar.
RODOLFO ERRERIAS MACIEL

BEBEDOURO - SÃO PAULO

EM 07/12/2010


Tambem gostaria de saber as fontes de pesquisa que originaram êste nú-
mero , para maior credibilidade . A responsabilidade em divugar um dado tão
importante como êste é muito grande , pois , podem provocar reações no mercado
envolvendo toda cadeia produtiva.
RODOLFO ERRERIAS MACIEL

BEBEDOURO - SÃO PAULO

EM 07/12/2010


Fazer uma estimativa de safra nesta época do ano é arcar com uma resposabilidade muito grande ,devido à repercussão dos números e
suas consequências no comportamento do mercado , desde o produtor
até a indústria .

Portanto, é de suma importância , que êstes números venham sempre acompanhados das fontes de pesquisas que os originaram , para maior credibilidade .
WILLEM GUILHERME DE ARAÚJO

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/12/2010

Gostaria de conhecer a metodologia utilizada pelos consultores para estimar a safra deste ano em 52 milhões de scs ante o numero oficial de 47 milhões da CONAB e de 46 milhões nao que vem quando todas as projeções apontam para produção máxima de 40 milhões de scs.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures