ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fazenda Rainha, vencedora do Cup of Excellence 2011

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/11/2011

3 MIN DE LEITURA

1
0
A Fazenda Rainha, produtora de cafés especiais em São Sebastião da Grama, SP, na região da Alta Mogiana, foi a vencedora da 12ª edição do concurso Cup of Excellence, que é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) desde o ano 2000. O evento de premiação ocorreu no dia 18 de novembro.

O concurso tem como objetivo mostrar ao mercado internacional que o Brasil não produz apenas quantidade e sim cafés de altíssima qualidade, considerados os melhores do mundo. O café vencedor é escolhido por um júri internacional, composto por torrefadores, baristas, importadores e donos de coffe-shops do mundo todo, sendo considerado o melhor café do país.Todos os produtores brasileiros de café arábica podem participar. O lote da fazenda da Mogiana Paulista (SP) foi eleito com 91,41 pontos.

O CaféPoint entrevistou, José Renato G. Dias, diretor da Fazenda Rainha. A Fazenda é a campeã do Concurso Cup of Excellence 2011, é de propriedade de Roberto Irineu Marinho.

José Renato concedeu entrevista contando sobre a conquista do prêmio. Segundo ele, a produção de cafés especiais agrega valor ao produto, melhora a qualidade de vida dos funcionários e respeita o meio ambiente. "Para o produtor o concurso Cup of Excellence é uma vitrine", concluiu José Renato.

CaféPoint - Em qual momento a Fazenda Rainha iniciou a produção de cafés especiais? Qual o objetivo principal para ingressar nesse mercado?

José Renato - A Fazenda Rainha, em função da micro região em que está inserida, sempre produziu cafés de altíssima qualidade. Possui lavouras em produção desde 1966, que vão de 1000 até 1400 metros de altitude.

Sabemos que para um café ser considerado especial ele precisa ter nota 80 pontos acima na análise sensorial, ter origem definida e ser elaborado com responsabilidade social e ambiental.

A produção de cafés especiais agrega valor ao produto, melhora a qualidade de vida dos funcionários e respeita o meio ambiente.

CaféPoint - Quais as práticas específicas que são adotadas na propriedade para a produção dos cafés especiais? A produção da Fazenda possui selo de certificação, desde quando?

José Renato - A Fazenda é 100% mapeada, sendo cada gleba de café classificada de acordo com a variedade, idade das plantas, altitude, face de exposição solar, inclinação e tipo de solo. Cada lote produzido é colhido, lavado, seco e armazenado em tulhas de madeira separadamente para originar o que chamamos de micro-lotes. Estes micro-lotes são lotes homogêneos que variam de 20 a 100 sacas e são classificados sensorialmente com nota que varia de 0 a 100 de acordo com metodologia BSCA.

A Fazenda Sertãozinho possui um sistema de gestão sócio ambiental da UTZ e BSCA desde 2003 e a Fazenda Rainha desde 2009. Seguem as normas técnicas do sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2000.

CaféPoint - Qual a maior dificuldade encontrada para produzir cafés especiais no Brasil?

José Renato - A maior dificuldade encontrada é a falta de recursos e informação do produtor.

CaféPoint - Com o sobrepreço dos lotes vencedores no momento da comercialização, é possível agregar valor ao restante da produção, conseguindo um preço melhor em toda safra?
José Renato - Sim é possível pois os concursos de qualidade são uma excelente ferramenta de marketing.

CaféPoint - Quais outros prêmios que a fazenda já conquistou?

José Renato - A Fazenda Sertãozinho que é nossa matriz foi a grande campeã do Late Harvest em 2006 realizado em Berna-Suiça.

A Fazenda Rainha foi finalista do Cup of Excellence nas edições de 2000, 2001, 2005, 2006, 2008,2009, 2010 e é a grande campeã do Cup of Excellence 2011, dentre outros.

CaféPoint - Qual a importância e as vantagens para o produtor em participar, e até mesmo ser vencedor, dos concursos de qualidade, como o "Cup of Excellence"?

José Renato - Mostrar lá fora que o Brasil não produz apenas quantidade e sim cafés de altíssima qualidade. Nosso lote campeão foi comparado pelos juízes internacionais com os cafés da Etiópia que são os cafés mais aromáticos do mundo. Para o produtor o concurso Cup of Excellence é uma vitrine.

CaféPoint - Qual a expectativa em participar do leilão Cup of Excellence, a ser realizado no dia 18 de janeiro de 2012?

José Renato - Espero que o café seja muito bem vendido e que supere a expectativa do cliente em cada xícara consumida.

Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WELINGTON GERALDO ROSA

ALPINÓPOLIS - MINAS GERAIS

EM 30/11/2011

Parabéns a Fazenda Rainha, que mesmo na época de preços ruins do café, vizualizou um mercado diferenciado de seus produtos, investindo em uma produção responsável e acima de tudo com foco na qualidade de seu café e com o empenho de bons profissionais como o Sr. José Renato vem conquistando grandes feitos na atividade.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures