Você está em: Cadeia Produtiva > Café & Saúde
Café pode previnir forma agressiva de câncer de mama
As mulheres que bebem bastante café têm possibilidades menores de desenvolver o chamado câncer de mama com receptores de estrogênios negativos, que não respondem a certos fármacos, por isso que a quimioterapia é geralmente a única opção.
Por este estudo, feito por analistas do Instituto Karolinska de Estocolmo, as mulheres que tomam muito café têm possibilidades menores de desenvolver o câncer do que aquelas que bebem pouco.
Os investigadores analisaram os casos de 6 mil mulheres que entraram na menopausa.
Assim, entre as que bebiam cinco xícaras ou mais de café ao dia o risco de desenvolver o câncer de mama se reduzia em 57% comparado com as que tomavam menos de uma xícara cheia.
"Acreditamos que o alto consumo diário de café está associado à significativa redução de câncer de mama com receptores de estrogênios negativos entre as mulheres que entraram na menopausa", assinalam os analistas na citada publicação.
Outros estudos sugeriram que o café reduz o risco de outros cânceres, incluído o de próstata e o de fígado. Os pesquisadores do instituto acreditam que o café pode ter compostos que afetam diferentes tipos de câncer de mama.
Para a diretora de política da organização Breakthrough Breast Cancer, Caitlin Palframan, "o interessante é que esta investigação sugere que o café pode reduzir o risco de câncer de mama (de estrogênios) negativo".
"Mas nem todos os estudos estão de acordo sobre os efeitos de consumir café e, portanto, não encorajaríamos as mulheres a aumentar o consumo de café para protegê-las do câncer de mama".
"O que sabemos é que as mulheres podem reduzir as possibilidades de desenvolver câncer de mama se mantêm bom peso, reduzem o consumo de álcool e fazem atividade física regularmente", acrescentou Palframan.
As informações são da EFE, adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Últimas Atualizações
» Negócios com café apresentam lentidão nas regiões da Zona da Mata de Minas e Marília
» Deral reduz estimativa para área e produção de café no Paraná
» Parlamentares ligados à agricultura defendem Código Florestal
» Setor produtivo valida tecnologias desenvolvidas pela Embrapa no âmbito do Consórcio
» Pesquisa: consumir três xícaras de café por dia reduz o risco de morte em 10%
» BSCA: barista associada está entre as melhores do ano no Brasil
» Sucessão familiar na agropecuária: curso online tratará deste tema em julho
» OIC: consumo mundial de café desacelera e cresce 1,7% em 2011











Envie seu comentário: