Você está em: Cadeia Produtiva > Café & Saúde
Beber café previne problemas cardíacos
Ao aumentar a pressão sanguínea nos vasos do coração, a hipertensão pode causar uma rigidez nas artérias. Assim, elas perdem a elasticidade, aumentando os riscos de ataques cardíacos e até mesmo de derrames. Para Christina Chrysohoou, da Universidade de Atenas e líder do estudo, há ainda evidências conflitantes sobre os efeitos do café, já que pesquisas anteriores apontam que o consumo em demasia pode agravar os problemas de pressão alta.
O segredo, no entanto, está mesmo na quantidade ingerida. Beber café em doses moderadas - de uma a três xícaras por dia - aumentou a elasticidade e a saúde das veias e artérias cardíacas de 56% dos voluntários que participaram da pesquisa. Eles apresentaram ainda veias mais elásticas e resistentes do que as dos voluntários que não consumiam café.
A pesquisa foi realizada em habitantes da ilha grega Ikaria, em pessoas entre 65 e 100 anos de idade. O local é conhecido como a 'ilha da longevidade' e atrai pacientes em busca de tratamentos desde o século 6. Um terço dos residentes tem mais de 90 anos e a incidência de câncer é 20% menor do que nos demais cantos do mundo.
A matéria é da revista Veja, adaptada pela Equipe CaféPoint.
Veja matérias relacionadas:
Café e chá protegem contra problemas cardíacos
Quatro xícaras de café por dia podem proteger o coração
Café faz bem a saúde e ao coração
Últimas Atualizações
» Governador Lindenberg/ES: chuvas irregulares em fevereiro
» EUA: conveniência e sabor direcionam demanda por porções individuais de café
» Venda de fertilizantes no Brasil atinge recorde de 28,3 mi t em 2011
» Queda em vendas faz lucro da Sara Lee recuar 44% no segundo trimestre
» Café: MG renova 39% das lavouras e abre áreas
» Adesões ao seguro rural sobem 11% em 2011
» CaféPoint atinge a marca de 1 milhão de páginas vistas em janeiro de 2012!
» Café descafeinado pode proteger o organismo contra diabetes tipo 2











Envie seu comentário: