Busca

Informe termo ou autor que deseja encontrar no CaféPoint.

8 resultados para "compararam"

31/07/2007

Café e exercícios podem prevenir câncer de pele

Pesquisadores da Universidade Rutger de Nova Jersey compararam os efeitos da radiação UBVB em grupos de cobaias (ratos) sem pêlo que beberam água com café com outros que se exercitaram em uma roda de corrida, e um grupo que bebeu café e se exercitou com um grupo que não recebeu café nem realizou exercícios. Eles descobriram que a combinação de café com exercícios aumenta a apoptose (morte programada das células pré-canceríginas) induzida por UVB, podendo prevenir o câncer de pele.

05/10/2010

Estudos sobre café são apresentados na Indonésia

Pesquisadores do mundo cafeeiro estão reunidos na ilha de Bali, Indonésia para participarem do maior evento da ciência cafeeira mundial. A vigésima terceira Conferência Mundial da Ciência do Café, promovida pela ASIC (Associação para a Ciência e Informação no Café) aborda os principais temas da área como café e saúde e os efeitos do consumo de café na fisiologia humana, a química do café, processamento, genética, qualidade, certificações, tratos culturais e sustentabilidade.

06/03/2008

Utilização de silicatos na cafeicultura

O silício (Si) não é considerado um nutriente para as plantas, pois não satisfaz os critérios de essencialidade. Entretanto, são inegáveis os efeitos benéficos proporcionados pelo Si, especialmente para as gramíneas (arroz, cana-de-açúcar, milho, etc.), consideradas plantas acumuladoras de Si. São poucos os trabalhos em que se testou a adubação com silício para café. Uma melhor arquitetura, reduzindo o auto-sombreamento, e uma menor transpiração seriam benéficas ao cafeeiro. Entretanto, o cafeeiro não é uma planta acumuladora de Si, como o são as gramíneas, e esses efeitos ainda não foram comprovados cientificamente, ou seja, não há, ainda, um número de trabalhos suficiente para se formatar uma conclusão inequívoca.