ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Empresas brasileiras investem no exterior: cerveja, vinho e... Café

POR CARLOS HENRIQUE JORGE BRANDO

P&A MARKETING E EQUIPE

EM 22/05/2015

3 MIN DE LEITURA

3
0
A recente declaração do presidente da Nestlé sobre as aquisições da 3G Capital na indústria alimentícia mundial chamou a atenção para as políticas de corte de preços dos investidores brasileiros e seu possível impacto revolucionário sobre outras empresas do setor. Muitas coisas foram faladas e escritas sobre os recentes negócios da 3G, mas nada ou muito pouco foi falado sobre a forte presença que a empresa tem hoje no negócio café.

A entrada da 3G no setor café ocorreu com a compra da rede Burger King, que possui café em seu cardápio, tanto no café da manhã quanto durante todo o dia. A cadeia de fast-food hoje serve o café Seattle’s Best Coffee que pertence a Starbucks.

Subsequentemente, o Burger King comprou a Tim Hortons, empresa de fast-food líder no Canadá que tem o café como um dos principais produtos de seu portfólio. O slogan da companhia “Always Fresh” (“Sempre Fresco”, em tradução livre) foi criado em conexão com seus cafés, descritos como legendários em seu website. A Tim Hortons é um dos maiores importadores e vendedores de café no Canadá.

Porém, o mais importante empreendimento da 3G com ramificações no negócio café foi a aquisição da Kraft Foods, a maior companhia alimentícia dos Estados Unidos. As marcas de café da Kraft incluem Maxwell House, um dos líderes de mercado nos EUA, Gevalia, Yuban, Sanka (solúvel) e Tassimo (sistema de monodose).

Empresas de propriedade da 3G, que por sua vez é propriedade de três mega-investidores brasileiros – Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles – oferecem hoje todos os tipos de produtos de café para consumidores americanos e canadenses: torrado e moído, solúvel e monodose, vendidos por quilo ou por xícara, no varejo e em lojas de café. Além disto, a 3G controla marcas líderes como a Maxwell House e a Tim Hortons.

A entrada de uma empresa brasileira no rol das tradings multinacionais de café verde foi feita pelas mãos de outro mega-investidor local, André Esteves, e seu banco de investimento, o BTG Pactual. O braço de trading de commodities da empresa absorveu um grupo de executivos da ex-Armajaro para criar uma operação de café que hoje tem escritórios, compra e exporta café na Colômbia, Costa Rica, Quênia, Cingapura e Indonésia, além do Brasil. Talvez seja cedo demais para dizer isto, porém, ao analisar as ambições da BTG e sua história, pode-se especular que eles desafiarão os líderes deste setor em alguns anos.

A terceira, bem menor mas também relevante, entrada de empresas brasileiras no mercado internacional de café foi a compra da Mocoffee suíça, empresa que vende máquinas e cápsulas de café, pela capixaba Wine.com.br, a maior comercializadora de vinhos pela internet da América Latina. Presente em 17 países, a Mocoffee foi criada por Eric Favre, o inventor do pioneiro sistema da Nespresso.

Se analogias são geralmente traçadas entre os negócios de café e vinho, este não tem sido o caso da cerveja e o café. O fato dos sócios fundadores da 3G Capital controlarem a maior operação de fabricação de cerveja do mundo, a AB InBev, e agora possuírem uma importante posição na fabricação e venda de produtos de café, me deram a ideia de propor uma analogia entre cerveja e café. Os dois negócios são caracterizados por poucas e grandes marcas líderes na maior parte dos mercados e uma série de pequenas marcas: cervejas locais feitas por micro-cervejarias e cafés especiais vendidos por lojas de café independentes. Esta analogia vai um passo adiante, por um lado com os bares de cerveja, às vezes controlados pelas próprias marcas de cervejas, e por outro lado com as cadeias de lojas de café. É curioso mencionar aqui que o cobre, o latão e a madeira, materiais que caracterizam a decoração da loja conceito da Starbucks aberta recentemente em Seattle, recordam uma antiga cervejaria!

Embora os especialistas em café estejam sempre atentos à sofisticação do negócio de vinho, com múltiplas qualidades e preços, sem mencionar o apelo do luxo, talvez a analogia mais prática seja com o negócio de cervejas. Fica aqui a sugestão para que seja explorada esta outra analogia, talvez por investidores brasileiros... quem sabe?

CARLOS HENRIQUE JORGE BRANDO

Engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP; pós-graduação à nível de doutorado em economia e negócios no Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA; sócio da P&A Marketing Internacional, empresa de consultoria e marketing na área de café

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FREDERICO DE ALMEIDA DAHER

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/06/2015

Prezado Carlos Brando;

Estar à frente significa estar atento às mudanças.

Seu bem articulado artigo nos enche de confiança calcada na  esperança de que haverá sempre caminho promissor para quem persevera com competência e senso de oportunidade.

"Momento de crise momento de oportunidades novas".

Parabéns pela sua acuidade.

Abraço Amigo

Frederico
ENIO BERGOLI

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 25/05/2015

Parabéns, meu amigo Carlos Brando! Sempre com informações relevantes sobre o agronegócio café.
ARILDO SILVA

CARIACICA - ESPÍRITO SANTO - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 22/05/2015

A compra da MocoffeSuiça  ,foi feita pela  Wine.com.br  e pelo grupo Tristão ,grande exportador de café ,localizada em Viana ES.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures