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Colômbia - uma questão de ponto de referência

POR VANUSIA NOGUEIRA

ESPAÇO ABERTO

EM 09/09/2014

3 MIN DE LEITURA

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Foto: Café Editora
Foto: Café Editora

Apesar de ter praticamente nascido debaixo de um pé de café, somente há 12 anos comecei a ter um olhar estratégico ou questionador para este agronegócio. Em 2002, quando decidi investigar e entender os posicionamentos do Brasil e de nossos concorrentes, fui sinalizada de que nosso maior competidor era a Colômbia, tanto em qualidade de produto, quanto em posicionamento competitivo.
 
Em 2006, tive a oportunidade de conversar longamente com Néstor Osorio, um colombiano então diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC). E tive uma grande surpresa quando ele me disse que a referência para o programa Café de Colômbia teria sido o programa Café do Brasil. Refleti que tínhamos aí um exemplo clássico que aprendemos na administração de um líder que se acomodou e foi ultrapassado por seus seguidores.

Se quisermos nos posicionar novamente como líderes, não apenas em quantidade, mas em qualidade, sustentabilidade e tecnologia, precisamos nos mexer e mostrar que estamos nos movendo. Com as limitações e complexidades quando se trata de promoção de um produto brasileiro, criamos alguns objetivos e passamos a tê-los como nossas metas, conscientes de que não tínhamos os mesmos recursos financeiros do Café de Colômbia, mas muita criatividade e a mesma paixão.

Há poucas semanas, tive a honra de visitar na Colômbia o departamento (estado) de Huila, a convite do governo local e da universidade Surcolombiana. Huila é considerada uma das regiões de mais alta qualidade do café e principal ganhadora dos concursos de qualidade Cup of Excellence, considerado a maior referência de qualidade do mercado de cafés especiais.

Para preparar mais produtores para qualidade e para ascensão direta ao mercado, um grupo de empresários e a universidade decidiram criar um concurso de qualidade regional. Para a cerimônia de premiação, foi organizada uma conferência, tendo como tema ou país convidado o Brasil. Três palestrantes brasileiros foram convidados para o evento.

Em um primeiro momento, considerei, no mínimo, curioso o convite. Aquele nosso concorrente que consideramos a referência de marketing do segmento nos considera a referência? Como assim?

Neste momento, lembrei-me de uma propaganda que aqueles nascidos entre os anos 50 e 70 se recordarão: o que você quer ser quando crescer? Somos considerados como a salsicha por eles. Consideram que temos conseguido mostrar ao mundo a qualidade de nossos produtos, que temos conseguido ser muito mais sustentáveis. Que temos tecnologia e ciência em café como ninguém mais, que sabemos separar e trabalhar de forma diferenciada os cafés comerciais e os cafés especiais. Que surpresa! Nosso concorrente, a quem considerávamos o benchmark do nosso mercado, considera-nos a referência.

Com uma audiência atenta e com mais de 300 pessoas presentes, entre produtores, pesquisadores e estudantes, além do governador, o prefeito, o reitor da universidade e alguns deputados, conversei sobre a experiência de criação da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e sua trajetória. Respondemos a inúmeras perguntas de pessoas muito curiosas em saber o que temos feito, como estamos organizados, o que deu certo e o que não deu. Interessante... Afinal, quem é referência de quem? Quem é benchmark de quem? Será que temos nos considerado piores do que realmente somos? Será novamente nosso complexo de vira-latas?

Podem ficar tranquilos que nada que pudesse "dar munição" a nossos principais concorrentes foi dito ou apresentado. Mas fica aqui a mensagem de que, com nosso esforço, temos alcançado nossos objetivos e temos o mercado nos fazendo deferências novamente.

Não nos tornaremos arrogantes, pois isso não é de nosso perfil, dos brasileiros, mas poderemos tratar o tema de cabeça erguida, de igual para igual em nossos futuros negócios. Vocês podem me perguntar se o que vivi na Colômbia já pode ser considerado uma regra de como o mercado tem nos visto ou percebido, mas, talvez, ainda não, já que os preços pagos por nossos produtores continuam aquém de alguns de nossos concorrentes, mas já e um excelente início.


Vanusia Nogueira
BSCA – Executive Director 

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JOSÉ ELEUTÉRIO ALVES NETO

SINOP - MATO GROSSO - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 11/09/2014

SE TEM UMA REFERENCIA NO MERCADO DE CAFÉS, A SER ANALISADO, E TENTAR FAZER ANALOGIAS.

ESSA REFERENCIA ESTA DENTRO DE CASA, É O SETOR DE CAFÉ CONILON BRASILEIRO.

ALGUÉM SE RECORDA QUE NO ESPAÇO CAFÉ BRASIL DO ANO PASSADO EM BH TEVE UMA AMOSTRA DE CONILON, MELHOR COLOCADA ENTRE OS  CAFÉS ARABICOS DISPOSTOS A APRECIAÇÃO.

E A PRODUTIVIDADE BRASILEIRA DE CONILON COM OS CLONES, AONDE CHEGOU.

PARABÉNS AO TRABALHO DO INCAPER, AGRICULTORES, E DEMAIS ENVOLVIDOS NO SETOR.

ABRAÇOS
ARTUR QUEIROZ DE SOUSA

CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/09/2014

Parabéns! Belo texto, digno de uma líder do segmento.

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