ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooperativa de cafeicultura familiar se posiciona contra Reforma da Previdência

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/04/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

A Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam) é referência em agricultura orgânica, solidária e agroecológica. Seus cooperados somam uma produção total média de 40.000 sacas de 60 kg por ano em uma área plantada de 2021,5 ha de café. Da região sul mineira, a Coopfam se destaca no cenário nacional com cafés de altitude média de 1050 m e parte de sua produção de orgânicos.

Frente a sua principal característica, um quadro de sócios formado majoritariamente por pequenas propriedades, a Coopfam se posicionou “em defesa do agricultor familiar e contra a PEC 287”. Em nota, publicada no último dia 4 de abril, a Cooperativa expõem que em reunião do seu Conselho Consultivo, decidiu oficialmente se posicionar contra as mudanças pretendidas pelo Governo Federal através da PEC 287, a chamada Reforma da Previdência.

O principal motivo está relacionado às modificações que atingem diretamente o trabalhador rural, hoje inserido na categoria chamada “Segurado Especial”. Conforme publicado pelo CaféPoint, a Reforma da Previdência atinge em cheio o trabalhador rural em propostas como a aposentaria somente aos 65 anos de idade.

O presidente da Cooperativa, Clemilson Pereira, explica que esta posição não reflete uma ideologia partidária e, sim, a defesa de direitos. “A PEC irá afetar todos os trabalhadores rurais e o agricultor familiar, e precisa ser combatida, sem partidarismos. É uma questão de respeito aos direitos de todos os trabalhadores do Brasil”.

SEGURADO ESPECIAL
A Cooperativa explica que Segurado Especial é uma condição atribuída ao agricultor familiar perante a previdência social. Confira, abaixo, trecho do posicionamento da Coopfam:

“Este tratamento diferenciado não faz de maneira alguma do agricultor familiar uma categoria de privilegiados, mas proporciona um tratamento um pouco mais justo e igualitário para com trabalhadores que exercem suas atividades em condições árduas e interruptas.

Mas este tratamento diferenciado não foi oferecido voluntariamente pelos nossos governantes, ela foi reivindicada persistentemente por muitos anos pelo movimento sindical que representa o agricultor familiar e é a uma vitória conquistada depois de muita luta pelos direitos da categoria.

Estas mudanças aconteceram em 1991, e proporcionou ao agricultor familiar exercer sua atividade e viver com um pouco mais de dignidade. Com as novas condições na Reforma da Previdência estes direitos estão sendo revogados.

Portanto, o agricultor familiar está prestes a perder não somente benefícios financeiros. Perde também o reconhecimento e o respeito devido a uma categoria que se expõem a condições severas de trabalho para prover seu sustendo e ainda produzir o alimento que é consumido por toda sociedade.

Sabemos que o agricultor é a categoria que menos se dispõe a envolver-se em manifestações e se expor. Mas o momento é sério, estamos prestes a perder direitos que impactarão em nossas vidas e na de nossos filhos.

Outras categorias que serão até menos afetadas pela reforma estão se mobilizando e tem conseguido a atenção do governo, mas nós… Vamos assistir nossos direitos serem simplesmente serem revogados, ou vamos reagir também?”
, questiona o texto da Cooperativa.

A entidade produziu, ainda, um quadro que aponta quais mudanças ocorrem na vida prática dos agricultores caso a PEC seja aprovada:

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures