ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Venezuela importará mais café pela queda da produção

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/12/2009

1 MIN DE LEITURA

0
0
Após experimentar em 2009 uma forte queda da produção que, segundo a Confederação Nacional de Associações de Produtores Agropecuários da Venezuela (Fedeagro), foi de 27%, os cafeicultores do país estimam que, no melhor dos casos, em 2010 a colheita terá os mesmos níveis, o que sem dúvida levará à escassez do produto.

De acordo com porta-vozes do setor, a produção de café na Venezuela poderá ficar esse ano em cerca de 766,6 mil sacas de 60 quilos, com o agravante de não contar com os estoques acumulados que foram disponibilizados em 2009.

"A queda da produção desse ano foi compensada com cerca de 138.000 sacas do estoque, mas esse foi consumido e não poderá ser reposto, o que quer dizer que não contamos com esse excedente e teremos que aumentar a importação", disse uma das fontes consultadas.

O controle de preços e a baixa rentabilidade repercutem na falta de investimentos nos cafezais, o que tem provocado a queda da produção nacional, que esse ano teve que ser compensada com a compra no exterior de 153.333 sacas para satisfazer a demanda local. Outro produtor disse que devido ao baixo preço que recebem, muitos cafeicultores fazem práticas danosas ao cafezal para cortar custos, como o "raspado" da planta, destruindo brotos de novas ramificações que produzirão o grão na próxima floração.

Os cafeicultores disseram que se as importações necessárias não forem feitas dentro do prazo, em meados do ano o consumidor começará a enfrentar dificuldades para se abastecer do produto. Essa situação afetará em maior medida o Executivo, que monopolizou mais de 70% do mercado após a nacionalização das empresas Fama de América e Madrid.

Os cafeicultores venezuelanos disseram também que, dado o panorama obscuro, será impossível para o Governo concretizar os planos de exportar café a países como Rússia e Bielorrússia.

A reportagem é do Entornointeligente.com, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures