ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SP: Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/08/2009

3 MIN DE LEITURA

0
0
Ocorreu entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, na Rodovia Marechal Rondon, em Agudos, região central do Estado de São Paulo, a Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural - Agrifam 2009, evento realizado e organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp) e Sindicatos Filiados.

Durante a Feira, palestras, seminários e debates abordaram temas como agroecologia, financiamentos, programas de incentivo, plantas medicinais, crédito fundiário, produção leiteira, vitivinicultura, previdência social rural, ovinocultura, emprego, processamento de alimentos entre outras. Um Sítio Modelo foi estruturado com novas técnicas de produção e cultivo, pensando no baixo custo e na sustentabilidade, onde apoios de entidades, como Unesp-Botucatu, juntam-se aos exemplos mais desenvolvidos no setor.

Uma área especial destinada ao Turismo Rural, segmento em ampla expansão, demonstrou atividades do dia-a-dia do campo que podem render frutos para a economia da propriedade. O presidente da Fetaesp, Braz Albertini aponta que "o importante é mostrar aos agricultores como é possível gerar lucros com atividades que são características do meio rural, reafirmando a importância para a cultura brasileira". Ele destaca ainda que "o Turismo Rural é hoje um destaque do setor, podendo ser explorado de maneira natural e sustentável".

Na área de expositores, espaços internos e externos houve oportunidades de negócios em produtos com alta tecnologia, equipamentos e implementos. Reafirmaram presença empresas de tratores, cultivadores, motores, equipamentos do setor leiteiro, defensivos, sistemas de irrigação, pulverizadores e utilitários. Já as parcerias inéditas confirmam a credibilidade da Feira, expandindo seu serviço ao público com expositores de mudas, sementes e grãos, material para jardinagem, cutelaria e maquinários destinados à produção de culturas distintas.

O Instituto de Terras do Estado, Itesp, apresentou a Feira das Associações que expõe artesanato, alimentos, bebidas, e etc. A Saúde e Cidadania teve espaço garantido na Agrifam. Segundo a organização da Feira, o objetivo é levar, com praticidade, serviços e atividades fundamentais que, pela falta de tempo do cotidiano, acabam sendo esquecidas. Foram feitos exames de hipertensão arterial e diabetes, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, com distribuição de preservativos, além de instruções sobre prevenção de doenças como dengue e leishmaniose.

Um "escovódromo" foi instalado para ensinamentos de higiene bucal. Entidades e programas, como a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho apresentaram informações sobre diversos programas voltados para o desenvolvimento e atendimento do agricultor, como o Prevcidade, com esclarecimentos sobre previdência social. Já o Sesi, trouxe novidades do programa Alimente-se Bem.

"Todos os produtores, independentemente do tamanho de sua agricultura, têm de ter a oportunidade de compartilhar das novidades do setor", afirma o presidente da Fetaesp. Ele acrescenta também o diferencial da Agrifam: "Existem feiras que proporcionam oportunidades, mas muitas vezes com custos elevados, o que inibe que os pequenos e médios produtores tenham acesso a elas. É por isso que a Fetaesp realiza a Agrifam. Uma Feira de fácil acesso, com entrada e estacionamento gratuitos, ou seja, com custos mínimos ao visitante", observa Albertini.

Autoridades presentes

O evento teve início oficial às 11h, com discursos do Secretário de Desenvolvimento do Estado, Geraldo Alckmin, do presidente da Fetaesp, Braz Albertini, do presidente da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, além do diretor executivo do Instituto de Terras de São Paulo (Itesp), Gustavo Úngaro, do presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, da Coordenadoria do Desenvolvimento dos Agronegócios, José Cassiano Gomes Reis Junior, e o prefeito de Agudos (município-sede da Agrifam), Everton Octaviani.

Em seu discurso, Alckmin enfatizou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do país. Ele aproveitou a ocasião para assinar convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Agudos, que viabilizou curso técnico de comércio e eletrotécnica no município, através das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, mantidas pelo Centro Paula Souza.

O Presidente da Fetaesp e idealizador da Agrifam, Braz Albertini, lembra as dificuldades na realização da Feira, enfatizando sua importância para o agronegócio familiar. "Temos uma das maiores Feiras do setor no país e damos oportunidades gratuitas de conhecimento. É assim que esperamos ter sempre sucesso na Agrifam".

Octaviani, prefeito de Agudos, Alckmin e Albertini, Presidente da FETAESP

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures