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Semana Internacional do Café gera R$ 85 milhões em negócios

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/09/2014

7 MIN DE LEITURA

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A Semana Internacional do Café 2014, maior encontro da cadeia produtiva do Brasil e um dos principais do mundo, gerou o total de R$ 85 milhões em negócios, movimentando R$ 25 milhões na feira e R$ 60 milhões, indiretamente. O resultado registra expressivo crescimento de 15%, em relação à edição de 2013. Realizado de 15 a 18 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, o evento contou com 13 mil visitantes nacionais e internacionais; três mil produtores e, ainda, 100 expositores e 150 marcas que integraram a maior feira da área, o 9º Espaço Café Brasil. A feira, criada em 2006, reuniu, este ano, stands das áreas produtoras de Minas Gerais, Mogiana Paulista, Norte Pioneiro do Paraná, Montanhas do Espírito Santo e Conilon Capixaba. A SIC 2014 é uma iniciativa do Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Café Editora e Sebrae.

“Estamos no caminho certo. Com a expertise adquirida nesses dois anos de evento, aliada à vontade de cada parceiro e de cada expositor, o projeto ganha força”, avalia o diretor da Faemg e presidente das Comissões Estadual e Nacional de Café, Breno de Mesquita. Para a gerente de Agronegócio do Sebrae-MG, Priscilla Lins, durante a SIC, a sociedade pôde conhecer as estratégias elaboradas pelo Sebrae e seus parceiros, direcionadas para as regiões produtoras e torrefações do estado. “A cada ano, pretendemos ampliar o escopo de nossa atuação visando o pleno atendimento das demandas do setor”, anuncia a gerente. O diretor da Café Editora, Caio Fontes, enfatiza a consolidação de Belo Horizonte como capital nacional do café. “Estar em Minas é fundamental para que a cadeia produtiva de cafés especiais ganhe visibilidade e mostre ao mundo o quanto o café brasileiro é diferenciado”, afirma.

Expositores também comemoram: “Como tivemos ótimos resultados, já solicitei ao marketing que inclua a feira no planejamento para voltarmos no ano que vem”, afirma o coordenador de Novos Negócios da Klabin, Marciel Longo. A gerente de vendas da Bertanha, Gilséia de Castilho, destaca a importância da participação do pequeno produtor: “Achei ótimo que os pequenos estejam aprendendo a vender o produto, com isso, a cadeia produtiva cresce”. O gerente de produtos da Jacto confirma a participação, na próxima edição do evento: “O contato qualificado foi melhor do que esperávamos; certamente, estaremos aqui no próximo ano.”

O objetivo da SIC consiste em fortalecer e valorizar o segmento, um dos maiores da economia nacional, cujo produto é o principal do agronegócio brasileiro. Durante o evento, foram realizadas 150 horas de palestras e workshops, com a participação de conceituados profissionais de diversos países que apresentaram conteúdos relevantes sobre campo, certificação, torra, cafeterias, tendências e negócios. Participaram produtores, cooperativas, indústrias, segmentos de máquinas e equipamentos para o setor, embalagens, corretoras de mercado, serviços de cafés (B2C e B2B), e-commerce e indústria de cápsulas. A programação incluiu eventos técnicos, como o Seminário Internacional DNA Café 2014, 1º Fórum da Agricultura Sustentável e Cafeteria Gourmet, além de Rodada de Negócios & Coffee of the Year, dentre outras atrações.

A SIC 2014 conta com Patrocinadores Diamante Sistema Ocemg, Sescoop e Sistema OCB; Patrocinador Ouro Case, Patrocinador Prata Sicoob Sistema Crediminas e Patrocinadores Bronze Jacto e Bertanha.

HISTÓRICO
A Semana Internacional do Café foi criada em 2013, durante o Encontro da Organização Internacional do Café (OIC), em Belo Horizonte, com a realização, pela primeira vez em Minas Gerais, do Espaço Café Brasil - depois de sete edições, em São Paulo. A escolha do estado para sediar a feira deu-se em função de Minas ser o maior produtor de café do Brasil, responsável por 51,4% da safra nacional. Os resultados significativos de público e negócios gerados foram decisivos para renovar a escolha da capital mineira: em 2013, a maior feira do setor contou com a participação de 110 marcas expositoras que atraíram cerca de 12 mil profissionais e interessados, gerando mais de R$ 70 milhões em negócios.

Em tempo: A Semana Internacional do Café 2015 já tem data marcada, de 24 a 26 de setembro.

RESULTADOS | SIC 2014
- 13 mil visitantes
- R$ 85 milhões em negócios diretos e pós-feira
- 3 mil produtores e 100 marcas participantes
- 150 horas de palestras e workshops
- 50 mil cafezinhos servidos

REPERCUSSÃO

Breno Mesquita, diretor da FAEMG: “O evento foi muito bom, com a presença de um público interessado nos produtos e nas palestras técnicas da programação. A feira está muito focada e permitiu que o produtor tivesse acesso a conhecimento, novas tecnologias e comercialização. Estamos no caminho certo. Com a expertise adquirida nesses dois anos de evento, aliada à vontade de cada parceiro e de cada expositor, o projeto ganha força. A tendência é a Semana Internacional do Café se perpetuar, trazendo, cada vez mais novidades e conhecimento ao produtor e a todo o elo da cadeia produtiva”.

Priscila Lins, gerente de Agronegócio do Sebrae-MG: “A Semana superou nossas expectativas, tanto em termos de negócios, quanto em satisfação dos expositores. Nossos visitantes elogiaram muito e falaram que encontraram tudo que vieram buscar. Para o Sebrae, foi muito importante porque conseguimos apresentar nossos projetos, o que a entidade realiza no setor cafeeiro. Pudemos apresentar para a sociedade os resultados destes projetos. A cada ano, vamos trazer mais visitantes e mais expositores.”

Caio Fontes, diretor da Café Editora: “A segunda edição da SIC veio para consolidar o evento na capital mundial do café. Estar em Minas Gerais é fundamental para que toda a cadeia produtiva de cafés especiais ganhe visibilidade e possa mostrar ao mundo o quanto o café brasileiro é diferenciado. Somos o evento oficial do setor no país e estamos apresentando para o mundo a qualidade de nossa produção e de nossos especialistas. A feira é a melhor oportunidade para ampliar os contatos estratégicos com diversos públicos relacionais e de interesse que, certamente, vão render bons negócios futuros”.

Marciel Longo, coordenador de Novos Negócios da Klabin: “A SIC superou nossas expectativas. Havíamos trazido certa quantidade de amostras e, já no segundo dia, já tinha acabado. A receptividade com o nosso produto foi muito boa. Estamos lançando a embalagem em papel para o mercado cafeeiro e o produto foi muito bem recebido pelo produtor, como uma inovação viável e que atende as necessidades atuais do mercado. Tivemos muitos e muito bons contatos que vão render negócios no curto e médio prazo. Como tivemos ótimos resultados, já solicitei ao marketing que inclua a feira no planejamento para voltarmos no ano que vem”.

Gilséia de Castilho Bertanha, gerente de Vendas da Bertanha: “Essa é nossa primeira participação na SIC e achamos excelente. O nível de visitação foi melhor do que esperávamos. Conseguimos ter contato com os proprietários e produtores de café; pudemos ter esse contato direto, tanto quem estava visitando, como o próprio expositor que também é nosso público-alvo. Estamos saindo daqui com muitos contatos e negócios encaminhados de clientes e novos clientes. Achei ótimo que o pequeno produtor tenha vindo e esteja aprendendo a vender o produto, com isso, a cadeia produtiva cresce”.

Walmi Martin, gerente de Produtos da Jacto: “A feira é importante para a empresa devido ao nível do visitante. Aqui conversamos diretamente com o proprietário, ou com o diretor das propriedades. Esse contato qualificado foi melhor do que esperávamos. Certamente, estaremos aqui no próximo ano.”

PREMIAÇÕES

Coffe of the Year 2014 - Amostras nacionais de café enviadas por produtores de todo o país foram provadas por classificadores nacionais e internacionais; 10 deles selecionados, para que visitantes da SIC votassem no melhor café do ano. Campeão: Fazenda Ninho da Águia. Produtor: Clayton Barrossa Monteiro. Região: Matas de Minas. Cidade: Alto Caparaó (MG). Espécie: Arábica. 2º lugar: Fazenda Dona Nenem. Produtor: Eduardo Pinheiro Campos. Região: Cerrado Mineiro. Cidade: Patos de Minas (MG). Espécie: Arábica. 3º lugar: Fazenda São Judas Tadeu. Produtor: Antonio Rigno de Oliveira Filho. Região: Chapada da Diamantina. Cidade: Piatã (BA). Espécie: Arábica.

14º Campeonato Brasileiro de Baristas - Principal foco das atenções nas feiras mundiais de cafés especiais; o barista tem 15 minutos para preparar e servir aos juízes: quatro espressos, quatro capuccinos e quatro drinques de assinatura, sem álcool. Campeão: Thiago Sabino (Octavio Café, SP); 2º lugar: Graciele Rodrigues (Lucca Cafés Especiais, PR); 3º lugar: Leo Moço (Barista Coffee Bar, PR).

4º Campeonato Brasileiro de Cafés - Foco na arte de preparar café pelo método filtrado e manual: competidores precisam usar técnica e habilidade para extrair o melhor do café coado e agradar os jurados. Campeã: Carolina Franco (Lucca Cafés Especiais, PR); 2º lugar: Jéssica Oliveira (Cafe du Coin, PR); 3º lugar: Amanda Paixão (Octavio Café, SP).

7º Campeonato Brasileiro de Cup Tasters - Testes triangulares durante os quais três xícaras com café são preparadas: duas idênticas e a outra de um café diferente. Provadores e classificadores de café podem participar do evento que testa a habilidade em separar corretamente os cafés diferentes. O participante pode separar a xícara como preferir. Campeão: Edimilson Generoso (Alicerce Café, MG); 2º lugar: André Luiz da Cunha (Coopinhal, ES); 3º lugar: Carolina Franco (Lucca Cafés Especiais, PR).

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