ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Segue pressão para proibir glifosato na Argentina

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/06/2009

1 MIN DE LEITURA

0
0
Em junho deste ano, o jornal Valor Econômico, reproduzindo reportagem do Financial Times, divulgou que "um grupo de advogados ambientalistas peticionou à Suprema Corte da Argentina requerendo a imposição de uma proibição por seis meses sobre a venda e uso do glifosato". A polêmica se desenrola na Argentina desde que o pesquisador Andrés Carrasco, da Universidade de Buenos Aires, constatou que doses mínimas do herbicida causaram defeitos no cérebro, intestino e coração de fetos de várias espécies de anfíbios, indicando prováveis efeitos similares em humanos.

Mariano Aguilar, diretor-executivo da Associação Argentina de Advogados Ambientalistas, que pleiteou em ação a proibição sobre a venda e uso do glifosato, sabe que será extremamente difícil conseguir a proibição do agrotóxico na Argentina diante do poder do agronegócio no país. "Sabemos que estamos enfrentando Golias", diz ele.

Segundo a reportagem, "pesquisas conduzidas por outros cientistas argentinos e evidências levantadas por outros ativistas indicaram elevada incidência de defeitos de nascença e câncer em pessoas que vivem perto das regiões de pulverização das lavouras. Estudo conduzido por um médico, Rodolfo Páramo, na provincial agrícola de Santa Fé, relatou 12 deformações a cada 250 nascimentos, bem acima da taxa normal."

Embora a proibição do glifosato na Argentina não seja provável, o próprio pesquisador Carrasco já vislumbra uma possibilidade de avanço. "As autoridades poderão começar a isolar o problema implantando controles eficazes onde as lavouras são pulverizadas", diz o texto. De fato, já passou da hora de os governos começarem a impor controles ao uso indiscriminado de defensivos agrícolas e a monitorar os efeitos destas substâncias no ser humano e ambiente.

A Argentina tornou-se uma potência mundial na exportação de alimentos, em grande parte por meio do uso de grãos geneticamente modificados projetados para resistir ao glifosato. O país é o maior exportador mundial de óleo de soja e segundo maior na exportação de milho, terceiro em soja e sétimo, em trigo. O glifosato é o herbicida mais usado e os produtores gastaram com ele cerca de US$ 450 milhões por ano e usam 150 milhões de litros anualmente nas suas lavouras.

Com informações do jornal Valor Econômico, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures