ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SCAA 2011: esse é o momento do café

POR NATÁLIA SAMPAIO FERNANDES

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/04/2011

2 MIN DE LEITURA

1
0
Como em 2011 o Brasil foi escolhido como país tema da feira, os integrantes da cadeia não puderam deixar de aproveitar a oportunidade de mostrar ao restante do mundo a qualidade e exclusividade, e participam da feira em grande massa.



Estão presentes na feira grupos das diversas regiões produtoras brasileiras, a fim de conhecer novas visões de mercado, promover os cafés brasileiros, além de fechar negócios e ficar por dentro das tendências e prospecções do mercado cafeeiro.

O que mais se escuta já nos primeiros dias de evento é: esse é o momento do café. Não houve outro momento em que o mundo esteve com tantas pesquisas sendo desenvolvidas, tantas instituições em ação e se interagindo, e tantos países exportadores e importadores reunidos.

Houston é a terra do petróleo, dos centros médicos mais equipados do mundo e da pesquisa. Segundo representantes, Houston quer se tornar também a terra do café.

Marcos Antônio dos Reis Teixeira, consultor em agronegócios do Sebrae/MG, comenta que a conjuntura atual é muito propícia para a atividade cafeeira. Os preços em alta podem ajudar ou não, visto que com aumento de preços, produtores conseguem melhor remuneração pelo produto comercializado e passam a investir mais na produção. Como consequência, a produção irá crescer no médio e longo prazo, aumentando a oferta do produto, levando à uma possível nova queda de preços.

O vinho foi utilizado como comparativo de que caminho o café está tomando ou pode tomar. No mercado de vinhos foi desenvolvido um sistema em que tudo é medido no cotidiano da fazenda, possibilitando a obtenção de resultados de pesquisas que norteiam as tomadas de decisões.

Marcos Teixeira, que está no evento desde o dia 27 de abril, acredita que a comparação com o vinho se encaixa bem para o café, principalmente quando se diz que hoje encontra-se produção de vinhos excepcionais em áreas que antes dizia-se não ser possível cultivar uvas. "É preciso quebrar paradigmas. Temos que testar, medir, pesquisar", afirma ele.

Uma das formas de trabalhar com as questões apontadas é desenvolver um georreferenciamento, em que se monitora e mede as variáveis das diversas regiões produtoras brasileiras, possibilitando escolher as melhores variedades para dada região, entre outros aspectos e particularidades.

É nessa linha que o governo de Minas Gerais deve iniciar um novo projeto. De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, está sendo estudado um projeto junto ao Sebrae/MG para fazer um georreferenciamento das lavouras produtoras de café, a fim de mostrar aos importadores, a qualidade, os sabores, os aromas e outros aspectos específicos de cada área.

O secretário acredita que dessa forma é possível vender o produto com maior valor agregado, produto esse que hoje é o segundo item da pauta de exportação de Minas Gerais, ficando atrás apenas do minério de ferro.

"A secretaria não consegue fazer tudo isso sozinha", acrescenta Elmiro. Ele acredita que a SCAA tem um papel muito importante de aproximar os produtores das diferentes regiões produtoras do Estado, criando assim um elo de afinidade, que deve fortalecer atividade no Estado.

A SCAA continua até o dia 01 de maio, com várias rodadas de negócios, exposições, palestras, campeonatos de baristas, entre outros.

Natália Fernandes, enviada a Houston pelo Sebrae/MG.
Foto: Natália Sampaio Fernandes

NATÁLIA SAMPAIO FERNANDES

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIZ EDUARDO DE PAULA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - TRADER

EM 29/04/2011

Bem, então agora teremos uma cobertura completa de Houston na Specialty, ja que a Natalia esta la.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures