ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Santos/SP: Região ganhou relevância com o ciclo do café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/08/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
Não é sem motivo que a fachada da agência do Banco do Brasil no centro de Santos é revestida com um painel com desenhos de grãos de café. A cidade desenvolveu-se em razão da comercialização e do embarque do produto no século XIX, possibilitando a criação de uma inédita classe média.

Até o início do ciclo do café, o porto de Santos tinha pouca importância econômica. De acordo com o livro "O Grande Porto", de Alcindo Gonçalves e Luiz Antonio de Paula Nunes, tratava-se de um modesto entreposto que se beneficiava de ser "porto estanque de sal", em razão do monopólio do produto estabelecido pela Coroa portuguesa entre 1631 e 1801. "Esse porto moderno surgiu através do café. E o importante para a cidade foi a criação do que eu chamo do complexo cafeeiro. Esse conjunto de atividades comerciais ligadas à exportação e comercialização do café, que pode ser resumido na figura dos comissários, corretores, exportadores, armazéns gerais, sistema financeiro bancário", afirma Gonçalves.

Naquela época, o café produzido no interior do Estado descia para Santos para ser re-beneficiado e preparado para o embarque nos navios. Cerca de 3 milhões a 4 milhões de sacas de café chegaram a ficar nos armazéns gerais. Ali o produto era re-beneficiado e produzidos os blends. A estimativa é que existiam mais de 30 armazéns gerais - hoje os últimos dois que sobraram são ruínas históricas.

Havia ainda o aspecto financeiro. Quando o café chegava ao armazém, o exportador recebia um certificado da garantia da existência física do produto. Ia ao banco e descontava esse título (os chamados warrants).

Por isso a cidade concentrava praticamente todos os bancos internacionais. "A Rua XV era conhecida como a Wall Street brasileira. Todos os grandes exportadores de café do Brasil tinham escritório em Santos, todos as grandes torrefações também", cita o diretor do escritório Carvalhaes e presidente do Conselho de Câmaras Setoriais da Associação Comercial de Santos (ACS), Eduardo Carvalhaes Jr.

"Em Santos, o centro histórico é do café. A cidade que havia antes era colonial. Tudo foi derrubado para dar espaço a novos prédios no século 19", afirma Carvalhaes. Da época colonial, restam algumas edificações, como a igreja do Valongo e a Casa do Trem Bélico.
As melhorias nas comunicações e transporte mudaram tudo. Com o advento da estrada e o desenvolvimento tecnológico, não era mais necessário realizar as transações financeiras em Santos. Ao mesmo tempo, sobretudo após o crack da Bolsa, em 1929, a economia do país teve de se diversificar e o café perdeu importância.

Em 2010 o café foi o 11º principal produto da pauta de exportação brasileira. Respondeu por US$ 5,73 bilhões do total vendido ao exterior, participando com 2,9% do total embarcado. Hoje, Santos ainda embarca mais de 70% das exportações nacionais do café.

As informações são do Valor, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures