ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Safra de café conilon deve bater recorde no ES

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/04/2012

3 MIN DE LEITURA

0
0
Já começou, em ritmo ainda lento, a colheita de café conilon (robusta) no país. No Espírito Santo, maior produtor nacional, que em 2012 comemora 40 anos de cultivo comercial, a safra deverá alcançar um novo recorde.

De acordo com dados da Conab destacados pela Secretaria da Agricultura do Estado, a produção deverá totalizar 9,3 milhões de sacas no ciclo 2012/13, 8,9% mais que em 2011/12 (8,5 milhões). Somada à produção de café arábica, a colheita estadual deverá totalizar 12,1 milhões de sacas. A área plantada com o robusta teve ligeira alta de 0,3% na comparação, para 278,4 mil hectares.

Enio Bergoli, secretário de Agricultura do Espírito Santo, diz que o clima pode prejudicar a produtividade em algumas regiões. As chuvas foram abaixo da média de janeiro até o fim de março. Entretanto, as lavouras novas, que utilizam tecnologias como a irrigação, por exemplo, poderão ter uma produção bastante superior.

Nesse sentido, Bergoli acredita que a produção capixaba de robusta ainda poderá chegar a cerca de 9,8 milhões de sacas. Alguns "players" desse mercado projetam mais de 10 milhões. "Mas vamos ser prudentes", diz.

Bergoli diz que a produtividade média do grão no Estado saltou quase 240% nos últimos 18 anos. Saiu de 9 sacas por hectare, em 1993, para mais de 30,3, porém em algumas lavouras é possível retirar 60, 90 e até mais de 100 sacas por hectare. De acordo com ele, o avanço da cultura no Espírito Santo é resultado de investimentos em tecnologias de ponta e renovação de cafezais. O Estado ainda pretende investir na melhoria da produtividade e da qualidade do grão.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) deve lançar mais dois clones de café robusta, e um deles será o primeiro com características "desejáveis" de aroma e sabor. A cultura, plantada tradicionalmente em áreas abaixo de 400 metros de altitude, agora avança para locais de 500 a 600 metros de altitude, típicos de plantio do café arábica.

A queda recente dos preços no mercado físico, segundo Bergoli, "acendeu a luz amarela", mas ele acredita que o produtor que investiu em tecnologias e fez a renovação dos cafezais terá competitividade. "Os tecnificados vão continuar com margem positiva".

A variedade robusta, considerada menos nobre que a arábica, é muito utilizada para blends de café torrado e moído e na fabricação de café solúvel. A demanda pelo produto brasileiro no mercado internacional aumentou desde o fim de 2011, segundo Gil Barabach, analista da Safras & Mercado, em decorrência da retração das vendas do Vietnã, o maior produtor mundial de robusta. Além disso, houve maior procura pelo grão, mais barato que o arábica, para o uso em blends da bebida.

A Safras & Mercado projeta uma produção nacional de café robusta de 13,6 milhões a 14,3 milhões de sacas em 2012/13, contra 13 milhões na temporada anterior. O último levantamento da Conab estima uma produção média - e também recorde - de 12,9 milhões de sacas, um aumento de 14,5% na comparação com as 11,3 milhões de 2010/11. A previsão para o robusta em 2012 representa cerca de 25% da safra total de café do país. Incluindo a variedade arábica, a média das estimativas da Conab sinaliza uma colheita consolidada de 50,6 milhões de sacas.

O Espírito Santo representa 7,6% da produção de café arábica do país, mas 72% do cultivo de conilon. No total, a cultura é responsável por cerca de 40% da renda rural do Estado. A colheita começou neste mês, mas o volume ainda é muito baixo. Cerca de 90% da colheita é feita entre os meses de maio, junho e julho.

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures