ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ruralistas e ambientalistas voltam a se atacar

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/03/2010

2 MIN DE LEITURA

8
0
Nesta semana, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator da comissão especial de reforma das leis ambientais, apresentou proposta para convidar dirigentes de cinco empresas a debater as modificações em audiência pública na Câmara. Coordenador da recém-criada Frente Parlamentar Nacionalista, Rebelo acusa ONGs de representar interesses estrangeiros contrários à produção nacional.

Os primeiros convidados serão executivos de Bradesco, Volkswagen, Coca-Cola, Colgate-Palmolive e American Express, identificadas como financiadoras da Fundação SOS Mata Atlântica. A ONG lidera a campanha "Exterminadores do Futuro", criada para listar os parlamentares mais ativos nos debates em favor de alterações das atuais regras ambientais do país. "Vamos discutir e debater as causas e consequências da alteração do Código Florestal com os financiadores para que esta Casa possa adotar um posicionamento mais efetivo em relação ao assunto", disse Rebelo.

A feroz disputa entre ruralistas e ambientalistas teve mais um capítulo ontem, durante audiência na Comissão da Amazônia. Ao questionar a realização do debate sobre a alteração do Código Florestal em outra comissão, o deputado Ivan Valente (P-Sol-SP) acusou colegas ruralistas de viajar pelo Brasil às custas de empresas do agronegócio. "Não viajo por aí porque não tenho financiamento do agronegócio", provocou Valente, aliado dos ambientalistas, em referência às mais de 30 viagens feitas pelos ruralistas para a realização de audiências públicas nos Estados.

À mesa, Rebelo reagiu indignado: "Vossa Excelência dê-se o respeito porque aqui ninguém viaja ou visita financiado pelo agronegócio. Viajamos em avião da FAB". Valente retrucou: "Quero respeito de vocês", disse. "Você tem um histórico, Aldo. Tem que cuidar com que relatório vai fazer". A discussão ficou mais quente com a intervenção do presidente da comissão, Moacir Micheletto (PMDB-PR). "É mentira", disse. "Repudio isso. Nunca viajamos em avião particular. Sempre fomos de FAB e nada de hotéis 5 estrelas. Essas despesas são pagas com a verba de gabinete de cada um". No fim da sessão, o líder ruralista, Valdir Colatto (PMDB-SC), desafiou Valente: "Ele fez acusação e terá que provar".

Até então solitário no plenário, Valente ganhou o apoio do ambientalista Ricardo Trípoli (PSDB-SP). "Há uma esquizofrenia nessas acusações de desocupados contra exterminadores", disse. "Estamos perdendo a percepção do macro. Vocês estão dando um tiro no pé, porque a floresta vale muito mais em pé do que derrubada". O auxílio do colega revigorou Valente. Ele voltou a cobrar a manutenção de conceitos de áreas de reserva legal e de preservação permanente, como matas ciliares, no relatório de Rebelo. "Se querem desmatamento zero, porque tirar a reserva legal de 80% na Amazônia?", questionou.

Em sua apresentação, Rebelo afirmou ser "ignorante" em questões ambientais, mas deu uma aula sobre o processo histórico de ocupação e de produção secular da Amazônia. Citou a resistência do líder indígena Ajuricaba à tentativa de escravidão pelos colonizadores portugueses e o destemor do militar gaúcho Plácido de Castro durante a Revolução Acreana, em 1902, na guerra contra a Bolívia pelo controle das terras hoje ocupadas pelo Estado do Acre. Rebelo criticou os interesses estrangeiros em espoliar a biodiversidade nacional com a prospecção de materiais genéticos e reivindicou a construção de estradas polêmicas, como as BRs 319 (Manaus-Porto Velho) e 163 (Cuiabá-Santarém), para integrar a Amazônia ao Centro-Sul. "É possível proteger o meio ambiente, mas a Amazônia tem direito à legítima aspiração de não viver isolada", afirmou o relator da reforma das leis ambientais.

Clique aqui para assistir a entrevista que o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) concedeu ao programa Canal Livre, da TV Band, onde ele comenta questões relacionadas ao trabalho de relatoria do Código Florestal brasileiro

A matéria é de Mauro Zanatta, publicada no Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DECIO BARB0SA FREIRE

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/04/2010

* 2002_Res_CONAMA_303.pdf2002_Res_CONAMA_303.pdf

Esta é a resolução que detona os fazendeiros das zonas de montanha de nosso pais.
È a inimiga a ser derrubada , muito mais que o codigo florestal de 1965 que definia como APPs apenas os cumes dos morros.
Vejam bem que uma simples resolução, sem qualquer participação do legislativo, é capaz de aniquilar com milhares de produtores.
É legal?
Não sou jurista mas não acredito que a maneira de se regulamentar um código seja a resolução de orgãos. Para que o congresso?
Vejam especialmente as "preciosas definições" de morros, montanhas.
Decio
RODRIGO VIEIRA DE MORAIS

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 31/03/2010

Novamente o foco das discussões está errado. Quem vai perder será o agricultor ou pecuarista. Deputado ou ambientalista não vai perder nada.
O nobre deputado deveria rever melhor o alvo das suas criticas aos ambientalistas.
O tema deverá ser em torno do pagamento por serviços ambientais, que vai beneficiar os pequenos médios e grandes produtores. Este discurso agrada os ambientalistas e a mídia num todo. Se o assunto caminhar neste sentido todos vão ficar a favor dos produtores rurais do Brasil, e poderemos chegar a resolução do problema ambiental.
Reserva legal e APP é facil de ser atendida pelos produtores rurais, é só pagar por isto. E não vai diminuir a produção de alimentos no Brasil.
JUCELINO DOS REIS

CASCAVEL - PARANÁ - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 31/03/2010

E ainda que viajasse às custas do agronegócio. Se for para reparar uma eminente injustiça, e no interesse maior da nação, está plenamente justificado.
LUCIANO ANDRADE GOUVEIA VILELA

ARAGUATINS - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 28/03/2010

O proprietário é quem mais conhece a sua terra e junto com técnico credenciado para apresentar projetos de LFPR, pode separar dentro da sua propriedade os terrenos mais frágeis e mais susceptiveis a erosão ou degradaçâo do solo para se transformarem em reservas dentro de percentuais e regras claras. Quanto a preservação dos fragmentos representativos dos biomas, existem as áreas da união em extensões consideráveis, porque dentro das propriedades privadas, mesmo que se respeitem os percentuais aceitáveis, essas áreas serão sempre fragmentadas.

Desta forma é até mais inteligente aumentar os limites de exploração de áreas sem limitação de uso e os proprietários destes imóveis reporem vastas áreas "em comum" em lugares cuja exploração seja mais restritiva.

Os ambientalistas se apoderaram do termo "área degradada" e tem usado esse termo de maneira indiscriminada para se referir a tudo que não seja a vegetação original. Não deve ser entendido assim, a vegetação original deve ser mantida sim em quantidade representativa dentro de unidades como o município ou o estado, principalmente pela reserva genética das suas espécies, mas sua simples substituição não se configura em degradação. Terras que foram desmatadas a mais de 100 anos no estado de São Paulo e ainda são as mais produtivas do país estão longe de serem "âreas degradadas" como querem insistir os ambientalistas! No cerrado fraco, "campo", o amiente modificado produz muito maior quatidade de matéria seca por ano, consequentemente sequestrando inúmeras vezes mais carbono que a vegetação original.

A falta de conhecimento, ou falta de acompanhamento técnico e planejamento de exploração é que pode levar uma substituição da vegetação original a degradação. Para quem entende um pouquinho dá até pra sentir o cheiro das áreas que é melhor não mexer. E o extermínio total das espécies nativas dentro de cada propriedade é sim uma visão de curto prazo por que não ter uma vara de ferrão na fazenda é um grande sinal de pobreza.

Então estas questões devem ser pautadas com mais vizão de longo prazo, menos ganancia desenfreada de curto prazo, menos paixão ideológica disfarçada de ambiental, por que o quequerem os ambientalistas é dificultar cada vez mais a vida dos produtores para que nós simplismente desistamos de ter isso como negócio devido as dificuldades burocráticas tornando todas as terras improdutivas e baratas para a reforma agrária, cujos pequenos produtores teriam um tratamento diferenciado perante ao rigor das leis ambientais (iste comportamento inclusive com docuento assinado por diversas entdades ditas "sociais" eu presenciei em audiência pública com AldoRebelo, Michelletto e Colato em Imperatriz MA em março 20100) e valorizarmos cada vez mais a importância do conhecimento técnico que já existe e tem ficadosubutilizado tanto nos debates sobre nova elaboração quanto nas regras já existentes para a correta exploração agrícola e preservação ambiental.
CARLOS ALBERTO ANASTACIO FILHO

AQUIDAUANA - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 27/03/2010

O Dep Aldo Rabelo tem me surpreendido a cada dia.
Quiça tivéssemos mais homens do seu quilate no Congresso Nacional e teríamos boa parte dos paradigmas que entravam o progresso e o desenvolvimento do Brasil encaminhados.
É claro e consiso nas suas posições, é democrático à medida que chama à mesa de negociações as partes ineressadas, e é sobretudo um nacionalista intransigente, defendendo ardorosamente a integração da Amazonia ao restante do país.
Os maus brasileiros travestidos de "ambientalistas" são na verdade, e aí inclue-se o atual titular da pasta do Ministerio do Meio Ambiente, prepostos de ONGs internacionais, que pretendem minar a punjante agropecuária nacional que ameaça a concorrencia com produção, tecnologia e inovações.
Precisamos de rever criterios, corrigir o empirismo do atual Codigo Florestal e, sobretudo, dizer não à criminalização inconsequente e demonização de uma atividade economica que responde por 40% do PIB do Brasil!
FLÁVIO VALERIANO TEIXEIRA

LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/03/2010

Gostaria de declarar mais uma vez meu apoio a bancada ruralista e em especial ao deputado Aldo Rebelo e demais membros da comissão especial de reforma das leis do meio ambiente. Tenho acompanhado de perto o assunto e inclusive, estive presente na audiência pública realizada em Belo Horizonte - MG, no mês de fevereiro passado. Temos que defender os produtores rurais sim, que tem sido tratados como bandidos. Temos que defender a produção sustentável com respeito ao meio ambiente, mas sem esquecer que garantir a produção de alimento é uma questão de soberania nacional. E quanto a estas ONG´s que estão esparramadas aos montes por aí, é uma vergonha que um bando de pessoas que não fazem a menor idéia do quanto é difícil produzir alimentos, estejam apoaindo empreas e interesses multinacionais, que estão tentando fazer de tudo para engessar o crescimento do Brasil. Porque enquanto o homem do campo trabalha sob as mais adversas condições, eles os bichos-grilo, estão nos shoppings de cidade grande passeando para baixo e para cima gastando o dinheiro do papai, ou estão nas prais e parques desse país curtindo a natureza e vivendo no paz e amor... mais na hora que a fome aperta, é o alimento que sai da terra, produzido com suor que vai alimentá-los... É preciso o governo controlar mais essas ONG´s, acabar com esse oba-oba de verba fácil... Quanto a bancada ruralista, trabalhem firmes para que nós que trabalhamos para alimentar 200 milhões de brasileiros e outros tantos milhões de pessoas mundo a fora sejamos mais respeitados. Proteger o ambiente sim, mas sem deixar a soberania nacional de lado e sem deixar de respeitar os diretios de quem trabalho e produz no campo.
TARGA

ALTA FLORESTA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 26/03/2010

Parabens. Deputado Aldo Rabelo, os ambientalistas defendem interesses internacionais, e não interesses dos brasileiros. O Brasil Tem que produzir, é claro que com responsabilidade e respeitando meio ambiente. mas se utilizar-mos o critério de 80% de reserva na amazônia mais as APPs, todas as propriedades já consolidadas ficarão inviáveis. O desmatamento tem que ser zero, a partir de agora, mas o que está feito temos que apenas regularizar.
MARCIO DE CASTRO PORTO

BARUERI - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 26/03/2010

O deputado Aldo Rebelo tem me surpreendido por sua clareza e determinação no sentido de nos salvar dos ataques ideologicos dessas ongs "bicho grilo" financiadas por inimigos do crescimento do Brasil . São ongs poderosas e cada vez mais organizadas . Temos que nos preparar melhor para nos defendermos dessa raça .

Como produtores queremos crescer respeitando o meio ambiente e tambem temos que pensar no futuro , quem vai produzir alimento nesse mundo cuja população não para de crescer .

E para os inimigos da democracia pergunto se eles sabem quem produz os alimentos que eles comem e quais as dificuldades que eles , produtores , tem para se manter e produzir .

Novamente , parabens Aldo Rebelo .

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures