ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Reúso de água empregada no processamento de café será apresentada a cafeicultores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/06/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
Será realizado em Guaxupé-MG, no dia 28 de junho, treinamento sobre o Reúso e Aproveitamento Agrícola da Água Residuária durante o Workshop de Desenvolvimento Técnico da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé - Cooxupé, a maior cooperativa de café do Brasil. A capacitação será voltada para o corpo técnico da cooperativa e ministrada por instituições integrantes do Consórcio Pesquisa Café: Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, Embrapa Café e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper.

O objetivo é apresentar soluções para a redução do consumo de água no processamento do café descascado. O treinamento vai abordar subtemas como processamento do café cereja descascado, reutilização da água residuária no processamento do café, destinação da água residuária - aspectos legais, aproveitamento agrícola da água residuária do processamento do café e demonstração prática do SLAR - instalação e funcionamento do sistema para reutilização da água no processamento.

No manejo de pós colheita, o SLAR remove os resíduos sólidos na água proveniente do processamento de frutos, viabilizando a reutilização da água e a diminuição do consumo. O sistema é constituído por caixas de decantação interligadas e peneiras estáticas. Após a remoção dos resíduos sólidos, a água é novamente conduzida para a caixa de abastecimento para reutilização no processamento ou direcionada à fertirrigação da cultura. Os resíduos sólidos retirados poderão ser utilizados na produção de adubos orgânicos. "Entre as vantagens do sistema, estão a economia de 90% do consumo de água; o baixo custo para instalação e manutenção, viabilizando a adoção por pequenos produtores e a preservação do meio ambiente", explica o pesquisador da Embrapa Café Sammy Fernandes. A tecnologia está disponível para incubação no Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e Transferência de Tecnologia - Proeta, da Embrapa.

Além da contribuição ambiental, o SLAR tem a vantagem de ser uma tecnologia acessível para pequenos produtores por seu baixo custo de instalação e manutenção. Segundo o analista da Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café Jamilsen Santos, hoje existem no mercado equipamentos para processamento de frutos que economizam água, mas nem todo cafeicultor pode ter acesso.

As pesquisas do Consórcio Pesquisa Café contam com o apoio e o financiamento do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira - Funcafé, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa.

As informações são da Embrapa Café, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures