ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores de café são capacitados para custos de produção

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/10/2013

1 MIN DE LEITURA

1
0
Buscando minimizar prejuízos enquanto se vive uma crise na cafeicultura, produtores de café da Cooparaiso (Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso) participaram de dois cursos gratuitos de “Custos de Produção”, do Senar Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Um dos treinamentos terminou sexta-feira (25), no Uaitec, da Cooparaiso.

Os cursos atraíram cerca de 30 cooperados do município, segundo informou o mobilizador da Cooparaiso, Ricardo Ferreira. “Este foi um pedido dos próprios produtores cooperados e esperamos aumentar a demanda desse curso”, disse o mobilizador, que organizou as turmas.

O instrutor do treinamento, Márcio Daúd, informou que capacita os produtores para que eles descubram seu real gasto com a produção da saca de café. “A maioria deles não tem noção desse custo e não faz controle de gastos nos processos de produção”, afirmou.

Para tanto, são levantadas informações sobre balanço patrimonial, gastos com insumos e mão de obra. Depois, o instrutor usa modelos contábeis para elaborar uma planilha de custos com os produtores.

“Com este balanço, o produtor começa a valorizar financeiramente o que ele tem e com indicadores econômicos chega ao custo efetivo de uma saca de café. Em média, levantamos que eles gastam R$ 303,00, em média, por saca”, contou o instrutor. “Os dados possibilitam que o produtor identifique onde estão seus desperdícios e onde pode gastar menos e até aumentar seus rendimentos”, completou.

Daúd adiantou que os gastos maiores dos produtores de Paraíso são com a compra de insumos e na colheita do café. Com o curso do Senar eles poderão otimizar seus gastos e ter menos prejuízos neste momento de crise.

“Os próprios produtores estão achando uma solução, porque às vezes o problema é comum. O treinamento estimula o produtor a gerenciar seus processo de produção e ter certeza que a atividade está sendo rentável”, finalizou.

As Informações são da Folha da Manhã, adaptadas pelo CafePoint

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HUGO VELEZ MONTES

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/11/2013

Creo que cuando el precio de los productos bajan a niveles criticos y los insumos y mano de. Obra no esta accesibles no hay formula magica

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures