ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Procafé divulga alerta para Patrocínio, Araxá e Araguari

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/06/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
Praticamente não ocorreram precipitações durante o mês de maio nas regiões de Patrocínio, Araxá e Araguari. Desta forma, os armazenamentos de água no solo reduziram significativamente, já com registro de déficit hídrico em Araxá. Nas lavouras irrigadas deve-se fornecer lâmina suficiente para elevar o armazenamento do solo a 50 mm. Em lavouras que já apresentaram estresse hídrico deve-se ter cuidado para não induzir florada mediante irrigação. O retorno das irrigações deverá ocorrer somente no meio de setembro por ocasião da primeira floração.

Os índices de ferrugem nas lavouras sem controle amostradas apresentaram média geral de 46,5 % de folhas infectadas, semelhante ao mês anterior. Conforme constatado em anos anteriores, os fungicidas aplicados em fevereiro/março reduzem o efeito de controle ao longo do tempo, podendo ocorre uma esporulação tardia da doença. Sendo assim, ainda é recomendado o monitoramento e controle com fungicidas foliares curativos, que também tenha ação sobre a cercóspora e phoma, principalmente em lavouras com potencial de carga para 2012.

O controle da broca encontra-se limitado diante do período de colheita.

Os índices de folhas com larvas vivas de bicho mineiro encontram-se em nível de dano para as regiões. Deve-se efetuar o monitoramento, principalmente em lavouras novas e controle com inseticidas específicos quando os índices de folhas com larvas vivas ultrapassar os 5%.

A infecção elevada de phoma nos talhões de Araxá e Araguari sugerem monitoramento, principalmente em lavouras esqueletadas e com potencial de safra para 2012. Se necessário, o controle deve ser efetuado com fungicidas específicos.

Apesar de ter sido constatado somente nos talhões de Araxá e Araguari, o monitoramento do Ácaro Vermelho deve ser realizado em todas as regiões devido as características de ocorrência localizada e as condições climáticas favoráveis a sua proliferação. O controle químico deve ser efetuado observando o intervalo de aplicação e colheita, ou então, após a mesma.

Diante da proximidade do período de colheita, verificar os intervalos de segurança na bula dos fungicidas e inseticidas, de modo a assegurar os limites residuais nos frutos.

As informações são do Procafé, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures